A Prefeitura Municipal de Prudentópolis, através da Secretaria de Esportes mantém centenas de crianças em diversas atividades esportivas diariamente. Todos os dias jovens de várias faixas etárias participam das escolinhas de futebol, basquete, vôlei e futsal. O trabalho visa a formação de atletas nas quatro modalidades, mas também tem um caráter sócio-educativo, uma vez que participando das atividades as crianças estão longe das drogas e do álcool.
No futsal o trabalho envolve atletas das categorias desde Sub-7, até Sub-17 com treinos pela manhã e tarde, no Ginásio de Esportes Gilmar Agibert. Já no basquete os treinos acontecem três vezes por semana, tanto masculino como feminino. De acordo com o secretário de Esportes, Gilmar Ianuch, um dos objetivos é formar uma equipe com atletas até 18 anos para representar o município em competições como os Jogos da Juventude e Jogos Abertos.
Além disso, o secretário explica que há também um trabalho de base, com atletas entre 7 e 13 anos, cujos treinos acontecem na quadra da Rua Rui Barbosa.
Futebol de campo
Além das escolinhas de basquete, vôlei e futsal há também o futebol de campo. O projeto é realizado em parceria com o Clube Atlético Paranaense e tem como coordenador o ex-jogador do Rubro-Negro, Guni. De acordo Gilmar, o trabalho envolve atualmente cerca de 400 atletas, entre crianças e adolescentes. Segundo ele a escolinha vem apresentando ótimos resultados na formação de jovens valores para o esporte, que tem despertado interesse de grandes equipes paranaenses. “Vários jogadores nossos já foram convidados a fazer testes no próprio Atlético e também no Coritiba, demonstrando que o trabalho está sendo bem feito”, diz o secretário.
Gilmar lembra que todas as escolinhas oferecidas pela Secretaria não têm nenhum custo para o atleta. Segundo ele, apenas para a escolinha de futebol de campo, por se tratar de uma parceria com o Atlético, o atleta precisa adquirir um kit (camisa, calção e meias), com um custo de 30 reais.
Escolinha no interior
A Secretaria de Esportes também disponibiliza escolinhas de vôlei e futsal para crianças da zona rural. O trabalho é inédito e tem como objetivo resgatar o esporte prudentopolitano revelando novos talentos para as duas modalidades. Uma das localidades atendidas pelo trabalho é a comunidade de Marcondes, onde a procura por vagas tem sido grande. As atividades são realizadas no Ginásio de Esportes do Colégio Estadual Prefeito Antonio Witchemichen.
Os interessados em participar de qualquer atividade relacionada as escolinhas podem obter mais informações pelo telefone 3908-1090.