Com mais de 80% da população descendente de imigrantes ucranianos, Prudentópolis mantém a cultura do país viva no cotidiano. Além de ter a Língua Ucraniana como cooficial no município, os moradores também seguem mantendo a gastronomia da Ucrânia presente no dia a dia.
Por isso, não há dúvidas de que o município já possui diversas comidas típicas que fazem sucesso na cidade e também com os turistas. Mas a ideia, agora, é escolher o prato oficial do município. Portanto, para valorizar a gastronomia típica da cidade, a Prefeitura de Prudentópolis, por meio da Secretaria de Turismo, fará o concurso “Prato Típico de Prudentópolis”.
O objetivo é instituir um prato que seja referência gastronômica do município!
Conforme a Prefeitura, a ideia é fazer uma conexão de todos os elementos de identidade do município. Assim, valoriza-se a história, a cultura e a produção local. O projeto e escolha do prato vencedor ocorre em parceria com Senac/PR. As inscrições on-line vão até o dia 29 de maio.
CONCURSO
Conforme o regulamento, a competição para escolha do prato típico ocorre em três etapas até o dia 22 de julho. Na 1ª etapa os interessados devem se inscrever de acordo com os critérios do edital. Logo depois, ocorre a escolha de oito receitas inscritas, até 19 de junho.
Na 3ª etapa, os oito finalistas preparam e apresentam o prato presencialmente. O pré-preparo ocorre no dia 21 de julho e a apresentação do prato para julgamento no dia 22 de julho. Por fim, o prato escolhido será aquele que obtiver a maior nota após avaliação da comissão julgadora.
CRITÉRIOS
Entre os critérios apresentados pelo regulamento, há a obrigatoriedade de ter, ao menos, um produto da cultura local. Como a Cracóvia, demais embutidos ou defumados, mel, feijão e erva-mate. Dessa forma, os demais ingredientes principais deverão ser levados para a comissão técnica.
A comissão avalia a permissão para o uso do ingrediente, no momento da inscrição, em espaço específico do formulário de inscrição. Assim, caso não haja permissão de uso, haverá prazo de 48 horas para adequação da receita após a comunicação da avaliação.
De acordo com os critérios, o prato típico poderá ser um prato único, doce ou salgado. Os inscritos também deverão apresentar a origem da receita em um texto breve. Ou seja, explicar sobre o porquê o prato deve representar a cidade – pode ter contextualização histórica, cultural, familiar e outras.
Leia outras notícias no Portal RSN.