O PSB é o mais novo partido que aderiu à frente de coalizão encabeçada pelo PPS para as eleições municipais deste ano em Guarapuava. O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira (15) pelo presidente do PSB em Guarapuava, o advogado Sergio Fanuchi, durante reunião com pré candidatos a vereador. Momentos antes, Fanucchi se reuniu com o deputado estadual Cesar Filho, pré candidato a prefeito, e com o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri. Este é o 13º. partido a compor a aliança.
De acordo do Fanuchi, essa composição atende pedido feito pelo presidente estadual do PSB, Severino Araújo durante conversa ocorrida em Curitiba, ontem, quinta-feira (14). “Conversamos e o nosso presidente e ele disse que em Guarapuava, tanto o PSB quanto o governador Beto Richa apontavam para Cesar Filho,”disse Fanuchi. O advogado lembrou também o vínculo de amizade que possui com a Família Silvestri desde a infância e que Moacir Silvestri Filho, irmão de Cezar, é filiado ao PSB.
De acordo com o presidente do PSB, a intenção do partido é aumentar da atual bancada na Câmara Municipal de Vereadores que dos dois eleitos conta apenas com Sadi Federle, já que Lizandro Martins trocou de partido. “Fizemos as contas e temos condições de fazer 04 vereadores”, afirmou.
Presente ao evento, a presidente do PPS em Guarapuava, Viviane Siqueira Ribas deu as boas vindas aos pré-candidatos do PSB e colocou a estrutura do PPS à disposição dos novos companheiros.
Cezar Silvestri confessou que possui uma “afinidade espontânea” com o PSB nascida do seu convívio em Brasília com Miguel Arraes, ex-presidente nacional do PSB e com a deputada federal Ana Arraes, mãe do governador de Pernambuco, Eduardo Arraes a quem Silvestri elogiou como sendo um dos melhores governadores do País.
Dirigindo-se aos pré candidatos a vereador, Silvestri observou que com alguns já esteve em lados opostos, com outros, já estiveram juntos em campanhas eleitorais. “Sempre disse que o PPS só não coligaria com partidos que pudessem nos envergonhar, nos criar constrangimento, mas vocês só engrandecem a nossa coligação. O PSB possui uma imagem muito boa no Congresso Nacional e estamos trabalhando para que caminhemos juntos também em Curitiba apoiando a pré candidatura do atual prefeito Luciano Ducci”, afirmou.
Silvestri tranquilizou os Ainda dirigindo-se aos pré candidatos do PSB, Silvestri assegurou que todos serão tratado com igualdade dentro do PPS. “Lealdade se retribui com lealdade e companheirismo e vocês serão de forma igual dentro do nosso partido”, garantiu cobrando a reciprocidade durante a campanha.
Cesar Filho disse ao PSB que chega a atual fase da pré campanha eleitoral no melhor momento. “Estamos formando um grupo coeso. Hoje somamos 13 partidos na nossa aliança e se vencermos vamos governar juntos, porque política se faz administrando com os aliados,”afirmou.
O pré candidato a prefeito pelo PPS, também cobrou a lealdade de todos e disse que está reunindo os melhores quadros que Guarapuava possui, mas avisou que qualquer definição acontecerá “lá frente. A lealdade será o fator determinante, porque parceria é mão de via dupla,”observou.
Também disse que Sergio Fanuchi passa a participar efetivamente da campanha.
No final do encontro, a unanimidade dos peessebistas demonstrou o contentamento pela opção feita pelo partido em relação ao apoio à pré candidatura de Cesar Filho a prefeito de Guarapuava.