Por André Nishizaki
“O PSD no Paraná termina o ano com a sua estrutura e base políticas consolidadas e está pronto para enfrentar as eleições em 2012, lançando chapas completas de vereador onde está organizado e com pré-candidatos a prefeito ou vice em pelo menos metade dos municípios do estado”. A avaliação foi feita pelo presidente da Executiva Estadual do PSD, deputado federal Eduardo Sciarra, após a conclusão no sábado (10), em Guarapuava, da série de sete Encontros Regionais promovidos pelo partido nas últimas quatro semanas.
Em sua opinião, nem o tumultuado processo de criação da legenda, entre abril e setembro passado, desanimou as lideranças do PSD. “Ao contrário, há uma sintonia fina entre o que temos defendido como concepção do novo partido com o que pensam as lideranças em todo o estado”, afirmou. “Isso fica claro quando debatemos questões como exigência de Ficha Limpa para pré-candidatos às eleições do ano que vem”, destacou, citando a decisão de algumas Comissões Provisórias e Diretórios Municipais. “Todos entendem que isso é um avanço e que, dessa forma, estamos construindo um partido diferenciado”.
No total, mais de 1.800 pessoas participaram dos sete encontros realizados em São José dos Pinhais, Pato Branco, Cascavel, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Guarapuava. “Tivemos a oportunidade de explicar melhor sobre a organização e os planos do partido para firmar uma base municipalista em todo o país”, disse. Nesse sentido, sugeriu aos dirigentes partidários a criação de pelo menos quatro núcleos nos municípios, reproduzindo o modelo nacional: PSD Jovem, PSD, Mulher, PSD Trabalhista e PSD Empreendedor.
Outro ponto de interesse das lideranças pessedistas no Paraná tem sido a criação da Fundação “Espaço Democrático”, órgão do PSD para estudos e formação política. Os deputados Eduardo Sciarra e Reinhold Stephanes assumiram como coordenadores temáticos, respectivamente, da Infraestrutura e Energia e da Previdência Social. “O Espaço Democrático vai organizar ao longo dos próximos meses seminários estaduais para colher opiniões, aprofundar debates e elaborar um documento com as propostas do PSD para os problemas brasileiros, além de consolidar o seu programa partidário”, explicou.
Eduardo Sciarra também elogiou a iniciativa das lideranças municipais que espontaneamente organizam cursos de formação política aos pré-candidatos a vereador, como tem acontecido em Londrina e Foz do Iguaçu. “Outros municípios, como Ponta Grossa, Cascavel e Curitiba, também estão organizando os cursos de preparação e qualificação dos nossos candidatos a vereador”, disse. “Isso serve para medir o potencial e o envolvimento daqueles que querem assumir uma vaga nas Câmaras Municipais”.