22/08/2023
Política

PSOL define Bernardo Pilotto para governador

imagem-73403

Por Cristina Esteche, com assessoria

Em convenção  realizada na manhã dessa terça-feira (10), o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) definiu Bernardo Pilotto (30) como candidato ao Governo do Paraná nas eleições 2014. Ele é o candidato mais novo o concorrer ao cargo nas eleições deste ano.

O evento, que aconteceu na sede do PSOL Curitiba, também confirmou Luiz Romero Piva (51) como candidato ao Senado. Ambos os nomes já tinham sido já tinham sido aprovados na Conferência Eleitoral que ocorreu em 12 e 13 de abril.

Formado em Sociologia pela UFPR e mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Pilotto é filho de paranaenses, nasceu no Rio de Janeiro e reside em Curitiba desde 95. Começou sua militância ainda no movimento estudantil e em 2004 ajudou a fundar o PSOL no estado, participando da coleta das assinaturas necessárias para sua legalização.  Desde 2006 é servidor do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atuou em 2013 no Conselho Municipal de Saúde de Curitiba.

O candidato ao Senado pelo PSOL, Luiz Romeiro Piva é natural de Tuneiras do Oeste (PR) e vive em Almirante Tamandaré, onde é professor de ensino médio. Foi militante do Partido dos Trabalhadores (PT) desde a década de 70, atuando nas pastorais da igreja no interior do estado, no movimento estudantil e ajudando o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

Entre 2001 e 2005 foi vereador de Almirante Tamandaré, mandato que lhe rendeu reconhecimento da ONU pela defesa das famílias de mulheres assassinadas naquele município. Saiu do PT em 2007 e desde então constrói o PSOL, tendo sido candidato a prefeito de Tamandaré em 2008 e 2012, chegando a 12% dos votos na primeira eleição. Piva já concorreu também ao Senado em 2010. Hoje continua sua militância no movimento popular em todo o estado do Paraná. “Temos que estar sempre junto nas luta do povo, esse tem que ser o papel de um parlamentar socialista”, afirma.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo