22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Região Saúde

PSS abre 30 vagas para médicos em Guarapuava

Inscrições abrem na terça feira (27). Juntamente com o concurso, processo deve reduzir déficit de profissionais no município

prefeitura

O déficit de profissionais que atuam nos serviços de saúde de Guarapuava deve ser minimizado a partir do Processo Seletivo Simplificado (PSS) realizado pela Prefeitura e cujo período de inscrições será aberto nesta terça feira (27), com a oferta de 30 vagas.

De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom), a seleção será para médico generalista de pronto-atendimento (20 horas), com 11 vagas, e médico generalista de Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) (40 horas), com 19 vagas. Conforme edital publicado, as inscrições seguirão até seis de dezembro, por meio do site da Prefeitura, na aba Concursos. Ainda segundo a Secom, os profissionais aprovados vão atuar na Secretaria Municipal de Saúde, Programa Estratégia Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde (UBS), urgências municipais e Samu.

Inscrições devem ser feitas no site da Prefeitura (Foto: Matheus Buongermino)

Atualmente, Guarapuava possui 33 UBS atendidas por 26 médicos. Deste total, 16 são profissionais estrangeiros e brasileiros que integram o programa do governo federal Mais Médicos. Com a recente saída de Cuba junto ao programa, 13 médicos já deixaram de atender os guarapuavanos. Embora segundo informações do secretário de Saúde de Guarapuava, Celso Góes, três deles tenham desejo de ficar, porém, os procedimentos legais para isso ainda estão sendo apurados.

“Não temos nada oficial. Tudo está muito confuso. Sabemos que seria preciso desvincular-se do Mais Médicos e pedir asilo no Brasil”, disse Celso, que lamentou a perda dos profissionais cubanos na cidade. “A saúde de Guarapuava é muito grata aos médicos cubanos. Com sua saída, a situação é preocupante. Não foi o município que criou essa situação, foi o novo governo de Bolsonaro. Cabe a ele, então, resolver”.

De acordo com o secretário, as medidas que cabem ao município para a melhoria do atendimento à população já estão sendo realizadas.

“No concurso aberto pela prefeitura este mês, também são disponibilizadas seis vagas para contratação de médico generalista e médico generalista de pronto-atendimento”, informou.

Além das medidas para contratação de pessoal, Celso exaltou os investimentos de infraestrutura que devem desenvolver a área de saúde em Guarapuava, acrescentando aos novos hospital, também as reformas, ampliações e construções de novas UBS.

Hoje nossa expectativa para o PSS e para o concurso é que novos profissionais sejam atraídos. A estrutura de Guarapuava é atrativa, com as 33 UBS, dois cursos de medicina, dois hospitais, o hospital regional em fase de conclusão, o centro de especialidades que será inaugurado e, ainda, o CIS Centro-Oeste. Temos UBS sendo reformadas e ampliadas, como a do Paz e Bem, e duas novas unidades sendo construídas no São Cristóvão, por exemplo. Além disso, temos agora, um salário atrativo, cujo valor pode chegar a R$ 17 mil. Nosso município tem competitividade perante os demais.

Em ambos os processos, concurso público e PSS, as inscrições seguem até seis de dezembro.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.