22/08/2023



Política

Pulverização de votos reduz representatividade política de Guarapuava

* Por Rogério Thomas

A quantidade de candidatos a deputados estadual e federal que receberam votos em Guarapuava foi um dos fatores que contribuiu para que o município tivesse sua representatividade política reduzida nessas eleições. Os deputados Artagão de Mattos Leão Junior (PMDB) e Bernardo Carli (PSDB), foram reeleitos, mas Guarapuava perdeu uma vaga na Assembléia Legislativa e ficou sem representante na Câmara Federal.

Bernardo Carli conquistou 29.236 votos e Artagão Junior 10.014, totalizando 39.250 votos de um universo de 122.335 eleitores, com 87.241 votos válidos.

No total, 380 candidatos a deputado estadual tiveram votos em Guarapuava, sendo que 52 dos deputados eleitos (de um total de 54 na ALEP), tiveram votos na cidade.

Já para a Câmara Federal, Guarapuava não elegeu representante, sendo que o candidato com maior votação na cidade foi Dr. Antenor, com 38.508 votos, o que corresponde a 44,25% dos votos válidos. No total, 209 candidatos a deputado federal receberam votos em Guarapuava, sendo que os 30 deputados federais eleitos pelo Paraná tiveram votação na cidade.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo