22/08/2023
Cotidiano

Queijo partilhado e mais de 4 toneladas de polenta produzidos na Festa do Santuário

imagem-71248

Texto e Fotos: Lizi Dalenogari – fotojornalista RSN

 

Este foi o saldo de quatro dias da II Festa da Polenta, do Santuário Nossa Senhora Aparecida no bairro Bonsucesso em Guarapuava. Sim, foram mais de 4 toneladas de polenta (1 tonelada a mais do que o previsto) preparadas para atender a demanda do público, que também surpreendeu. Mais de 2500 pessoas passaram pelo Pavilhão montado ao lado do Santuário do dia 30 de abril até hoje (04).

 

O Queijo Gigante, uma das novidades deste ano, foi confeccionado por seis voluntários, sob a orientação de Aselesio Somensi e sua esposa Maria Salete Somensi. Foram utilizados mais de 3 mil litros de leite na produção do super queijo, partilhado depois de receber a benção do pároco Claudemir, neste domingo (04). Todos os visitantes da Festa puderam saborear um pedaço do queijo, que recebeu a aprovação do público. “Vim todos os dias para a missa e estava aguardando a partilha do queijo gigante. Que saboroso! E abençoado pela Mãe Maria é ainda melhor. Sou devota e tenho muita gratidão a Nossa Senhora Aparecida”, diz Terezinha Rocha Veríssimo, 71 anos, moradora do bairro Bonsucesso.

 

 

 

O ganhador do concurso “Maior comedor de Polenta”, foi o jovem Gabriel Adriano do Amaral, 14 anos. Gabriel comeu mais de 1kg de polenta em um pouco mais de dois minutos de competição. “Eu sai do trabalho com amigos e vim direto para a festa. Aí eles falaram para participarmos da competição. Só tinha almoçado e estava com muita fome, muita mesmo. O engraçado foi chegar em casa com o troféu e explicar para minha família que tinha ganho na festa do Santuário, comendo polenta”, conta rindo.

 

Já o vencedor do concurso “A melhor história sobre Polenta” foi Renato Lechinski, figura carimbada do Santuário por sua veia cômica. “Contei uma piada sobre polenta e coloquei uns temperos cômicos a mais. Deu certo!”, brinca Renato. Renato aproveitou para salientar a importância de se preservar as raízes, a tradição. “Sou descendente de ucraniano e vemos nossas festas tradicionais se perderem no tempo. Nossa festa da vodka, e nossa festa da maça, tradicionais de Guarapuava, porque acabaram? Temos que resgatar nossas tradições e vamos fazer de tudo para que a Festa da Polenta ganhe cada vez mais repercussão.”

 

 

 

A noite deste domingo foi animada pelo acordeonista do Jordão, Pedrão da Chimbica que encerrou a festa com animadas músicas italianas.

 

 

 

A Festa deu tão certo que deve entrar para o calendário oficial gastronômico e cultural do município em muito breve. O voluntariado também foi outro ponto surpreendente. Mais de 600 pessoas se dispuseram a trabalhar como voluntárias na Festa que nasceu no ano passado para arrecadar fundos para que os jovens do Santuário pudessem participar da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu em julho do ano passado, na cidade do Rio de Janeiro.

 

 

 

Para o pároco do Santuário, padre Claudemir, há muitos motivos para comemorar. “Todos estes voluntários incríveis trabalhando com alegria, focados no objetivo de fazer da nossa festa este sucesso que vemos hoje. Uma festa familiar que superou todas as nossas expectativas. Valorizamos a tradição e ressaltamos o amor de Nossa Mãe Maria por todos nós”, comemora.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.