Queimadas provocam prejuízos à natureza, à saúde e às redes elétricas

Energisa orienta sobre os riscos dessa prática perto dos fios. As queimadas atingem tanto áreas rurais quanto áreas urbanas neste período

As queimadas atingem tanto áreas rurais quanto áreas urbanas neste período (Foto: Reprodução/Pixabay)

O tempo seco, característico dos meses de julho e agosto, marcado também pela baixa umidade do ar, pouco volume de chuva e vegetação seca, aumenta as chances das queimadas que causam prejuízos às comunidades, colocam vidas em perigo e também afetam o fornecimento de energia elétrica.

De acordo com o gerente de Operações da Energisa Sul-Sudeste, Tiago Luis Diorio Sanches, as queimadas próximas às redes elétricas podem provocar o desligamento de energia. Mesmo sem atingir a rede, elas podem colocar em risco a distribuição de energia. “Não é necessário que as chamas encostem nos cabos para provocar curtos-circuitos nas linhas de energia. O calor das queimadas pode provocar ocorrências como o rompimento de cabos e danos aos equipamentos, prejudicando o fornecimento”.

Além disso, as queimadas atingem tanto áreas rurais quanto áreas urbanas neste período, sendo comum encontrarmos fogo, por exemplo, em terrenos baldios nos quais, após a limpeza, acabam se tornando locais de queima de lixo e entulho.

DANOS

Além de causar danos ao meio ambiente, colocar a natureza, plantas e animais em perigo, a ocorrência de queimadas provoca danos à saúde, principalmente em períodos mais secos como este. Quem sofre com doenças respiratórias tem a saúde abalada.  Para Tiago, é importante que as pessoas redobrem a atenção. “Orientamos o produtor rural a se informar com os órgãos responsáveis, como a Secretaria de Meio Ambiente ou Sindicato Rural da cidade. Assim, poderá obter orientações sobre técnicas mais adequadas que substituem a necessidade de queimadas”.

Sendo assim, ao identificar um foco de incêndio, informe o departamento de meio ambiente do município e o Corpo de Bombeiros. Se for próximo às redes elétricas, notifique também a Energisa Sul-Sudeste pelo telefone 0800 70 10 326 , pelo aplicativo Energisa On ou pelas redes sociais.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

SONHO ROUBADO

Menino tem bicicleta furtada e comove com pedido nas redes sociais

NOVIDADE

Prédio antigo da catedral será transformado em santuário em Guarapuava

Comentários