Radar poderá prever tempestades com 12 horas de antecedência do Paraná

Será inaugurado na tarde desta sexta feira (11) em Cascavel, no oeste do Paraná, o novo radar do Instituto Meteorológico Simepar. O equipamento vai permitir a previsão de tempestades com mais de 12 horas de antecedência.

As antenas do radar, instalado na Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec), captam informações em um raio de 480 km, o que vai permitir a monitoração do tempo em todo o Paraná, Santa Catarina, parte do Rio Grande do Sul, de São Paulo, da Argentina e do Paraguai. Atualmente, o Simepar tem apenas um equipamento instalado no estado. Ele fica em Teixeira Soares, a 150 km de Curitiba.

A nova tecnologia foi importada dos Estados Unidos e custou R$ 9 milhões. O dinheiro é proveniente da própria instituição e do Fundo Paraná de Ciência e Tecnologia.

Segundo o meteorologista Cesar Benetti, o equipamento tem capacidade de identificar a presença de granizo nas nuvens. Além de ajudar agricultores, também deve trazer mais segurança para a produção de energia elétrica. “Nós vamos ter condições de fazer uma estimativa melhor da quantidade de água disponível nas bacias do estado. Também poderemos prever as tempestades que podem atingir ou se deslocar por uma linha de transmissão de energia, por exemplo, e que podem provocar uma queda da distribuição”, afirma o meteorologista, que também é diretor adjunto do Simepar.

A inauguração está prevista para as 15h00, na Coodetec. As informações captadas pelo instrumento estarão disponíveis na página do Simepar na internet.

Relacionadas

DESAFIOS

Desafios do EaD: como está sendo a adaptação do ensino a distância

MUITO AMOR

Mãe de quíntuplos se sente completa com a maternidade

DIA DAS MÃES

Ela já sentiu as dores e amores de ser mãe. Um relato pessoal de Miriam

Comentários