RallyAir apresenta vencedores e projeta futuro da competição

Rally de aviões já se tornou um dos maiores eventos aeronáutico do País
O rally terrestre de regularidade, praticado com motos, jipes e carros de turismo, serviu de inspiração para aquele que se tornou um dos maiores campeonatos de esporte de aventura já realizados, O RallyAir, como o próprio nome sugere, um rally de aviões semelhante ao rally de regularidade praticado em terra. Ao longo do segundo semestre, três etapas foram realizadas (Paraná, São Paulo e Goiás). Para 2010 já está sendo organizada uma etapa do RallyAir em Córdoba, em comemoração aos 200 anos da Proclamação da Republica Argentina.

Etapas
O Brasileiro RallyAir começou em Guarapuava no dia 22 de agosto. O aeroporto municipal foi o palco para uma grande festa aeronáutica. Um público superior a dez mil pessoas pode conferir a primeira prova do RallyAir. Exposição de aeronaves, show de acrobacias aéreas, aeromodelismo e paraquedismo fizeram parte das atrações que encantaram o público. Entre os vencedores da primeira prova, o destaque ficou para a dupla Cassio Telles (piloto) e Luiz Alberto Zanchettin (navegador), campeões na categoria 14 Bis.
Depois da primeira etapa, o RallyAir pousou em Itirapina, na região de São Carlos, interior de São Paulo. O Complexo do Broa recebeu competidores de diversos estados brasileiros, proporcionando um verdadeiro show no céu da região. A dupla Alexandre Medina e Allan Enz foram os campeões da categoria Demoiselle.
A festa de encerramento do RallyAir 2009 aconteceu em Rio Verde, Goiás. O aeroporto da cidade recebeu a terceira e última etapa da competição. Cenário perfeito para a dupla Alexandre Sardinha e Gabriel Ferreira, da cidade de Bragança Paulista, conquistar o primeiro lugar na categoria 14 Bis.

Resultado
Após acumularem excelentes resultados nas duas últimas etapas da competição a equipe de Bragança Paulista composta por Alexandre Sardinha, Gabriel Ferreira, Henrique dos Santos e Nelson Murad faturaram o título de Campeão Brasileiro na categoria 14 Bis.
Alexandre Medina e Allan Enz foram os campeões da categoria Demoiselle e Guinter Stefan Duch e Walter Milla conquistaram o primeiro lugar na categoria P-47.

Campeões
Com apenas 21 anos, Allan Enz já competiu em diversas provas da Copa Troller, Rally Mitsubishi, porém enfrentou seu primeiro desafio de navegação aérea, na etapa paulista do Campeonato Brasileiro RallyAir, e de cara já foi campeão. “Campeão da etapa de São Paulo e terceiro colocado em Rio Verde, Goiás, Enz comparou as duas provas. “O trajeto da terceira etapa era mais complicado, pois tinha curvas mais fechadas”, detalhou. Para o navegador, os maiores desafios foram as condições do vento, a navegação em alta velocidade e também o fato de se fazer uma prova em um trajeto sem estruturas terrestres para se orientar.
Opinião semelhante tem o piloto Alexandre Medina, companheiro de equipe de Allan. “As provas foram bem diferentes, principalmente por causa do clima e relevo. Na Etapa de Rio Verde tivemos a entrada de um forte vento seguido de chuva e um relevo acidentado que dificultava a identificação visual dos pontos compulsórios”, relatou.
A dupla, já faz planos para o futuro. “Pretendemos participar de todas as etapas do RallyAir 2010 e melhorar nosso desempenho. A equipe Paulo Medina Air Show segue forte e unida”, finalizou.
Após a conquista do título na categoria 14 Bis, a equipe de Bragança paulista também pensa no próximo campeonato. “Com certeza uma das etapas do Rallyair de 2010 será realizada em Bragança Paulista”, destacou Henrique dos Santos.

2010
O sucesso do primeiro Campeonato Brasileiro RallyAir fez a CRAB (Confederação de Rally Aéreo do Brasil) expandir o projeto da competição e organizar campeonatos regionais para o próximo ano. As competições serão realizadas paralelamente ao Brasileiro RallyAir 2010. As etapas regionais terão organização desvinculada do campeonato nacional, cabendo aos promotores de eventos, empresas, aeroclubes, escolas de aviação ou municípios, organizar o evento. A CRAB dará toda a assessoria técnica, fornecendo profissionais e equipamentos homologados para fazer a apuração dos resultados.
Resultado Final

Categoria P-47
1⁰ Lugar – Guinter Stefan Duch e Walter Milla
2⁰ Lugar – Samuel Pires e Lucas Daleffe
3⁰ Lugar – Abdul Plonon e Luciano Daleffe

Categoria 14 Bis
1⁰ Lugar – Alexandre Sardinha, Gabriel Ferreira, Henrique dos Santos e Nelson Murad
2⁰ Lugar – Andressa Longblod e Marcos Keydi Okabe
3⁰ Lugar – Leonardo Del Vecchio Júnior e Victor Bezerra

Categoria Demoiselle
1 ⁰ Lugar – Alexandre Medina e Allan Enz
2⁰ Lugar – Cassio Lizandro Telles e Luiz Alberto Zanchettin
3⁰ Lugar – Luiz de Souza Pinto e Bernardo de Assis

Fonte: Assessoria – Ricardo Tesseroli

Legenda foto: Alexandre Medina e Allan Enz, campeões do Brasileiro RallyAir na categoria Demoiselle

Relacionadas

CAMPEONATO PARANAENSE

Datas para o Campeonato Paranaense já estão definidas

Operário enfrenta o Cruzeiro nesta quarta (20) no 'Brasileirão Série B'

ESPORTE

Largada do Campeonato Paranaense será em fevereiro

Comentários