Rasca discute recursos hídricos em Guarapuava

Guarapuava – O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, participou nesta quarta-feira, dia 3, em Guarapuava, do último encontro regional que está discutindo o Plano Estadual de Recursos Hídricos do Paraná (PLERH/PR) com a participação popular. As bacias que fazem parte da região são: Médio e Baixo Iguaçu.
A idéia é debater com a sociedade a conservação das águas com uma visão estratégica de uso para os próximos 15 anos.
O primeiro encontro foi realizado terça-feira (26), em Toledo, pela Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) – autarquia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – em Guarapuava.
Na reunião, será discutido: energia hidráulica, poluição das cidades (Guarapuava, União da vitória e Pinhão), problemas de cheias e o Foz do Areia, em relação à proliferação de algas.
Os encontros estão discutindo encaminhamentos futuros e proposições que serão consideradas na elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Paraná.
O Plano de Recursos Hídricos é um dos instrumentos estabelecidos pelas Leis federal n° 9.433/97 e estadual n° 12.726/99, também conhecida como Lei das Águas, na qual ocorre um pacto entre o Poder Público, os usuários dos recursos hídricos (indústrias, irrigação, setor de abastecimento de água, geração de energia) e a sociedade civil (Ongs, sindicatos, universidades, associações comunitárias), para fundamentar e orientar a gestão de águas no Brasil.

Relacionadas

ESCOAMENTO DA SAFRA

Estradas rurais de Virmond e Chopinzinho recebem pavimentação poliédrica

POTENCIAL TURÍSTICO

Prudentópolis pode ter o primeiro geoparque do Paraná

CONSEQUÊNCIA DA PANDEMIA

Prudentópolis Futsal desiste de disputar a Série Prata do Paranaense

Comentários