Rasca discute recursos hídricos em Guarapuava

Guarapuava – O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, participou nesta quarta-feira, dia 3, em Guarapuava, do último encontro regional que está discutindo o Plano Estadual de Recursos Hídricos do Paraná (PLERH/PR) com a participação popular. As bacias que fazem parte da região são: Médio e Baixo Iguaçu.
A idéia é debater com a sociedade a conservação das águas com uma visão estratégica de uso para os próximos 15 anos.
O primeiro encontro foi realizado terça-feira (26), em Toledo, pela Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) – autarquia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – em Guarapuava.
Na reunião, será discutido: energia hidráulica, poluição das cidades (Guarapuava, União da vitória e Pinhão), problemas de cheias e o Foz do Areia, em relação à proliferação de algas.
Os encontros estão discutindo encaminhamentos futuros e proposições que serão consideradas na elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Paraná.
O Plano de Recursos Hídricos é um dos instrumentos estabelecidos pelas Leis federal n° 9.433/97 e estadual n° 12.726/99, também conhecida como Lei das Águas, na qual ocorre um pacto entre o Poder Público, os usuários dos recursos hídricos (indústrias, irrigação, setor de abastecimento de água, geração de energia) e a sociedade civil (Ongs, sindicatos, universidades, associações comunitárias), para fundamentar e orientar a gestão de águas no Brasil.

Relacionadas

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

MAIS UMA MORTE

Após 28 dias desde os primeiros sintomas, morre 76º paciente

PROST

Quiosque da Brahma surge repaginado no Shopping 'Cidade dos Lagos'

Comentários