22/08/2023
Brasil Cotidiano

Reabertura das agências do INSS é adiada para dia 3 de agosto

O atendimento exclusivo do INSS por meio de canais remotos será até 31 de julho e continuará sendo feito mesmo após a reabertura das agências

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Alteração na reabertura das agências do INSS foi anunciada nesta semana (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O atendimento presencial nas agências da Previdência Social foi adiado para 3 de agosto. O adiamento está na Portaria Conjunta n° 27 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nesta semana no Diário Oficial da União.

Além disso, o atendimento exclusivo por meio de canais remotos fica prorrogado até o dia 31 de julho e continuará sendo feito mesmo após a reabertura das agências.

Segundo o ministério, em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas. Além disso, o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135).

Assim, também serão retomados os serviços que não possam ser feitos por meio dos canais de atendimento remotos como, por exemplo, feitio de perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional.

“A reabertura gradual e segura irá considerar as especificidades de cada uma das 1.525 Agências da Previdência Social no país. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva”, diz o ministério.

Ainda de acordo com o ministério, as unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de forma segura, continuarão em regime de plantão reduzido. Assim, o INSS disponibilizará um painel eletrônico contendo informações sobre o funcionamento das Agências da Previdência Social, os serviços oferecidos e o horário de funcionamento.

Todas as medidas tomadas para garantir o direito dos cidadãos durante a pandemia da covid-19, incluindo a simplificação dos procedimentos, a dispensa de exigências e a oferta de serviços por meio de canais remotos, continuarão valendo mesmo após a retomada do atendimento presencial.

*Com informações de Agência Brasil

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Cristina Esteche

Jornalista

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