Receita Federal libera consultas para o último lote do Imposto de Renda

Mais de 100 mil contribuintes serão contemplados

Consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal (Foto: Reprodução)

A partir de hoje (10), os contribuintes do Imposto de Renda (IR) podem realizar a consulta ao sétimo e último lote da restituição. A Receita Federal liberou a consulta para pessoas físicas pelo site ou aplicativos para celular e tablet.

O sétimo lote do IR corresponde a R$ 193 milhões e vai contemplar mais de 100 mil contribuintes. Somando todos os lotes, a Receita pagará mais de R$ 319 milhões para mais de 150 mil contribuintes, até o dia 17 de dezembro.

A prioridade de recebimento é para contribuintes idosos ou com alguma deficiência, que correspondem a mais de um terço do valor total pago pela Receita. Depois, a ordem de recebimento é para os contribuintes que enviaram a declaração sem erros, inconsistências ou omissões, no início do prazo estipulado.

As pessoas que não identificarem seus nomes em um dos sete lotes do IR estão automaticamente na malha fina do Leão. De acordo com a Receita Federal, 628 mil contribuintes se encontram nessa situação, tendo algumas pendências ou eventuais erros na declaração enviada.

Para a consulta nesses casos, os contribuintes podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda por meio de um código de acesso gerado na página da Receita Federal ou através de certificado digital emitido por alguma das autoridades habilitadas. As restituições em malha fina serão pagas apenas após a resolução dos problemas identificados.

Relacionadas

EXPLOSÃO COVID-19

Em 24h, Guarapuava registra 71 novos casos de covid-19

PEDIDO

Súmula de requerimento de licença de instalação

SÚMULA

Súmula de recebimento de licença prévia

Comentários