Reconhecimento ao comércio varejista na região centro-sul do Paraná

Aproximadamente 200empresários de Curitiba, Ponta Grossa e Guarapuava reuniram-se na noite da última quinta-feira, dia 3, no auditório do Sebrae/PR em Curitiba para comemorar os resultados de mais um ano de realizações do VarejoMAIS – Mais Vendas, Mais Competitividade. O Programa é uma parceria do Sebrae/PR e do Sistema Fecomércio/PR, apoiada por entidades locais como associações comerciais, prefeituras e sindicatos e que tem como objetivo aumentar a competitividade das empresas por meio da profissionalização da gestão e desenvolvimento de pessoas, com consultorias, análises e diagnósticos operacionais do negócio.
Na Regional Centro-Sul, 155 empresas participaram de sete grupos do Programa, totalizando 2.790 horas de consultorias especializadas, 34 cursos e mais de 300 pessoas capacitadas somente neste ano. Durante o Seminário de Encerramento do VarejoMAIS 2009, 13 empresas foram premiadas com o troféu “O Melhor do VarejoMAIS”, dentre 34 finalistas nas categorias loja-referência e loja-revelação. O evento marcou o encerramento de um ano de trabalho, preparação e reconhecimento das empresas vencedoras, que, além dos troféus, receberam um selo indicando sua classificação e que poderá ser utilizado em seus materiais gráficos e visuais no período de um ano.
José Ricardo Castelo Campos, gerente da Regional Centro-Sul do Sebrae/PR, acredita que o comércio varejista paranaense vive um momento muito especial. “Todos os empresários que participaram do Programa estão comemorando muito mais do que um prêmio, mas o fruto de um ano de trabalho em equipe e a evolução de suas empresas. Sabemos da importância do esforço dessesempreendedores para melhorar a gestão de seus negócios e que necessitam do apoio das entidades parceiras para se profissionalizarem, por isso o Sebrae/PR investe nessa causa”, disse o gerente regional.
O presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (Core-PR) e vice-presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Paulo César Nauiack, falou sobre a mudança no comércio dos municípios como forma de fazer a diferença em sua qualidade de vida e, até mesmo, no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “A representatividade do comércio varejista é cada vez maior e, por isso, é preciso que os empresários estejam sempre atentos, apostando em especialização, no conhecer e no descobrir novas fronteiras, como formas de aumentar sua competitividade”, disse Paulo César Nauiack.
Há apenas um ano no mercado, a empresária Ana Paula Fernandes Luiz Carvalho, proprietária da Petit Monde, em Curitiba, foi uma das premiadas na categoria loja-referência. “A partir das dicas, informações e consultorias oferecidas pelo Programa, nossa loja passou por um período de adaptação, com reestruturação da vitrine e mudança de nome. Além de auxílio em termos de planejamento visual, financeiro e de marketing, as consultorias na loja foram boas porque nos deram muitas ideias novas, com uma visão mais abrangente. Agora, nossa expectativa, inclusive financeira, é muito boa.”
Além do glamour da premiação, a noite contou com a palestra ‘A Tecnologia como Suporte Estratégico para o Pequeno Varejo’, com o Fernando Arbache. O especialista tocou em pontos importantes e de destaque na rotina dos empresários do comércio, como tendências de consumo, influências da mobilidade social no comércio, utilização da tecnologia como diferencial competitivo, gerenciamento de produtos e carteira de clientes, experiências de consumo, fidelização, vendas consultivas e a crise como oportunidade para o varejo.
Curitibanas premiadas
Na categoria loja-referência do grupo Multisetorial 1, Curitiba premiou a empresa Chá & Arte Iguaçu. O empresário Arivair Kozak, que atua com a marca há oito anos e na loja Iguaçu há três, afirma que, com o início da participação no Programa, passou a focar um caminho de ajuste, envolvendo toda a equipe. “A loja tinha alguns problemas de gestão de equipe, manutenção de clientes e na questão visual, que foram setores trabalhados e desenvolvidos a longo prazo. Além disso, aprimoramos a informatização da gestão financeira, controles de caixa, marketing, vendas e conseguimos uma boa linha de crédito para investir no negócio”, conta.
Além disso, a Capital do Estado premiou, na categoria loja-referência, a loja Petit Monde, do grupo Multisetorial 2; Joanah Pink Boutique, do grupo Câmara da Mulher Empreendedora; e Animal Center, do grupo Paço da Liberdade 2. Na categoria loja-revelação, as curitibanas premiadas foram Matteria Prima, na categoria Multisetorial 1; Farmácia FazBem, do grupo Multisetorial 2; Papelaria João Haupt, do grupo Paço da Liberdade 1; e Az de Espadas, do grupo Paço da Liberdade 2.
Vencedoras de Ponta Grossa
Ponta Grossa destacou a Avenida Fashion como loja vencedora da categoria loja-referência do grupo Multisetorial. A proprietária da loja, Georgette Youssif Nasr, comemorou a premiação e os resultados obtidos nos aproximadamente dez meses de participação no VarejoMAIS. “Já estou há 20 anos no mercado com a loja e percebi que precisava melhorar aquilo que eu estava fazendo sempre. O Programa me deu uma acordada e todas as etapas do VarejoMAIS foram muito úteis. Melhoramos o visual da loja, passamos a realizar pesquisas com os clientes e realizar um planejamento administrativo. E nossos clientes já estão sentindo a diferença”, disse a comerciante.
Já na categoria loja-revelação, o grupo Multisetorial Ponta Grossa premiou a Tele Prince, que desde 2000 comercializa equipamentos eletrônicos de segurança. “O VarejoMAIS e os consultores do Programa foram grandes incentivadores das mudanças em nossa empresa. Eu passei de um lugar onde estava um pouco escondido para uma nova sala de frente para a rua, com mais visibilidade. Eu não tinha vitrine, hoje eu tenho. Já na área de gestão, nós fazíamos um acompanhamento financeiro um pouco pobre e agora aperfeiçoamos esse processo. Também passamos a ligar para os clientes para realizar o pós-venda dos produtos e, também, passamos a acompanhar o fluxo de clientes que entram na empresa, a quantidade de orçamentos e quantos serviços foram prestados”, afirmou o sócio-proprietário do negócio, Rubens Wagnitz Introvini.
Premiações em Guarapuava
A categoria loja-referência do Grupo Multisetorial Guarapuava destacou a empresa Bebê Babão e a categoria loja-revelação premiou a Loja Dez. O empresário Rafael Marcelino da Silva, proprietário da Loja Dez, que está há 18 anos no mercado, comentou que o Programa veio ao encontro do meu anseio em melhorar a gestão da empresa. “As orientações dos consultores dentro da loja foram muito importantes, assim como as reuniões que aconteciam com outras empresas. Já o diagnóstico organizacional, realizado pelo Programa, nos ajudou em vários aspectos, entre eles a disposição de produtos e como torná-los mais atrativos aos olhos do consumidor e, também, o layout da loja”, concluiu o empresário.
VarejoMAIS em 2010
No próximo ano, o VarejoMAIS continua em atuação em Curitiba, Ponta Grossa e Guarapuava. Os empresários interessados podem se inscrever por meio do telefone 0800 570 0800. Os empresários que já concluíram o Programa neste ano também podem continuar seus trabalhos com o VarejoMAIS Segunda Fase.
O VarejoMAIS proporciona aos empresários capacitação gerencial e funcional, abordando temas como vendas, finanças, promoções, recursos humanos, atendimento, comunicação visual de loja e marketing. Dessa forma, o Programa busca aumentar a competitividade e os lucros das empresas, melhorando seus processos de gestão e desenvolvendo um diferencial para as mesmas.
Entre os pontos abordados estão proximidade, relacionamento e atendimento ao cliente; capacitação e treinamento de pessoal; melhoria da gestão da carteira de clientes; definição de novos produtos, serviços e processos; aprimoramento administrativo e desenvolvimento de equipes de sucesso.
Já a segunda fase do Programa funciona como uma oportunidade de autoavaliação para os empresários do comércio que já participaram do VarejoMAIS neste ano, com fases de avaliação e treinamento, cliente oculto, diagnóstico, devolutiva, aspectos de comunicação visual, finanças, vendas com foco no cliente, consultorias especializadas e seminários.
Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul do País. No Paraná, 5 regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, cursos, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças

Fonte: paranashop.com.br

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