22/08/2023
Guarapuava Segurança

Recurso para Casa de Custódia de Guarapuava está no orçamento do Estado para 2020

Cristina Silvestri foi comunicada pelo secretário de Segurança, após 'cobrança' enfática junto ao Governo

cristina-silvestri-reuniao-sesp-2019

*Reportagem com vídeo

Cristina Silvestri e lideranças de Guarapuava em audiência na Sesp (Foto: Ascom/Cristina Silvestri)

O recurso para a construção da Casa de Custódia em Guarapuava está previsto no Orçamento do Governo do Estado para 2020. A garantia foi dada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) à deputada Cristina Silesvtri (Cidadania) nesta segunda (20). De acordo com a Sesp, o valor de R$ 20 milhões permitirá uma obra que vai acolher 752 presos.

Embora a área ainda não esteja definida, há dois locais que foram oferecidos ao Estado. De acordo com o secretário municipal de Habitação e Urbanismo, Flavio  Alexandre, uma delas, com oito mil metros quadrados é junto às penitenciárias Industrial de Guarapuava (PIG) e Estadual de Guarapuava (PEG). “Já temos a área averbada e estamos de posse da matrícula da reversão dessa área para o município”. Conforme disse o secretário ao Portal RSN, esse local estava destinado à uma empresa. Porém, o prazo da construção não foi cumprido.

A outra opção é uma área de 72 mil metros quadrados já pertencente ao Governo no Jordão. Porém, o primeiro local será mais viável pelo custo da obra.

A luta pela Casa de Custódia em Guarapuava é antiga. Várias foram as audiências com secretários de Segurança nas últimas gestões. Assim, no final do mandato da ex-governadora Cida Borghetti (PP), ela autorizou a construção da Casa de Custódia. Entretanto, a obra é agora confirmada pelo Governo de Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD).

Conforme já noticiado pelo Portal RSN, recentemente, a deputada, o prefeito Cesar Silvestri Filho; a juíza Liliane Graciele Breitwisser estiveram em audiência com o secretário Coronel Romulo Marinho Soares. Também participaram o promotor Luiz Carlos Hallvass Filho; o chefe da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach; o delegado da 14ª Subdivisão Policial, Rubens Miranda; e o chefe da carceragem da Cadeia Pública de Guarapuava, José Roberto Chagas.

” O Estado tem consciência da necessidade e urgência desta obra”, disse Cristina. Assim, com a construção, presos que estão na Cadeia Pública serão realocados para o novo espaço.

A cadeia hoje está com superlotação. É um problema que necessita de uma solução urgente, para que a população volte a ter um sentimento de segurança.

De acordo com a deputada, é  inviável manter presos em um local que, além de não ter mais espaço, fica próximo de uma escola. Atrás está uma unidade de saúde e abaixo, um dos principais pontos turísticos da cidade. Já localizada no Centro de Guarapuava, a cadeia também está entre residências e casas comerciais. Além disso, nas várias tentativas e fugas, presos se escondem em quintais de casas, colocando em risco a vida dos moradores do entorno.

Desse modo, colocando, mais uma vez a “situação caótica” em que se encontra a cadeia, Cristina Silvestri tem sido enfática na cobrança junto ao Governo do Estado. Ela denuncia também as condições insalubres e “desumanas” em que vivem os presos. A superlotação também é mencionada pela deputada nas intervenções que faz em defesa da urgência da Casa de Custódia para Guarapuava. A parlamentar observa também os gastos públicos provocados pelas péssimas condições da carceragem. “Só com água o Governo gasta uma média de R$ 100 mil por mês”. De acordo com Cristina Silvestri, Guarapuava deve estar nas prioridades da Segurança Pública, assim como acontece com outras cidades paranaenses. Confira esse posicionamento em vídeo. No último dia 7 de agosto, durante uma reunião na Comissão de Constituição e Justiça  (CCJ)da Alep, a deputada estadual Cristina Silvestri (Cidadania) cobrou urgência na definição da construção de uma casa de custódia em Guarapuava.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.