Redes de relacionamento beneficiam comércio

Por Jéssica de Souza
Comprar e vender pela internet já se tornou um hábito comum entre os brasileiros. Comodidade é o que mais atrai os consumidores, que com apenas alguns cliques fazem suas compras e dias depois recebem as mercadorias em casa. Além disso, cada vez mais lojas anunciam seus produtos e promoções pela rede, seja por e-mail, anúncios em sites ou redes de relacionamento.
Em Guarapuava não é diferente. Para Niviana Ross, gerente comercial de uma loja de roupas da cidade, divulgar pela internet, além de ser barato atrai o público jovem, que é o alvo de sua empresa. “É um marketing barato e que traz bastante resultado” conta. A loja investe bastante na rede, possui site, msn, comunidade e perfil no Orkut com mais de mil “amigos”, e todas as promoções que a loja faz são divulgadas na internet também. Para ela, todos os meios de comunicação trazem resultados positivos, mas não nega que depois que começou a anunciar pela internet os lucros aumentaram.
Para o professor Espencer Gandra, formado em Design Gráfico, a internet vale a pena, pois é um meio muito abrangente. “É muito bom anunciar pela internet, é um meio que atinge quase todas as pessoas e elas podem acessar de qualquer lugar, diferente de outros meios,” afirma o professor.
No Brasil, a rede de relacionamento mais utilizada pelos internautas ainda é o Orkut. Ele foi criado em 2004 com o objetivo de fazer com que as pessoas encontrassem amigos pela internet e hoje é tão popular que já serve como ferramenta de publicidade, como a loja de Niviana. A maioria dos usuários do Orkut está no Brasil, atualmente são mais de 23 milhões de brasileiros que utilizam a ferramenta.
Twitter
Criado há três anos, o Twitter é a última moda na internet. Funciona como um miniblog, em que os usuários podem escrever até 140 caracteres e a idéia principal da rede é “O que você está fazendo agora?”. Ganhou o gosto dos artistas, que começaram a usar a rede de relacionamento, e também dos internautas, já que podem acompanhar a vida dessas pessoas.
Também tem se mostrado importante ferramenta de cunho político, garantindo a possibilidade de expressão e distribuição de informações. No Irã, após o governo bloquear as comunicações via celular e o acesso a vários sites que teriam conteúdos usados pelos eleitores da oposição, a população viu o Twitter como alternativa.
Com um milhão de usuários no Brasil, de acordo com números do Ibope/NetRatings, o Twitter está sendo usado cada vez mais pelas empresas como instrumento de interação com seus públicos, como por exemplo um grande site de vendas do Brasil, que possui promoções especiais para seus seguidores.
Dessa vez o problema acontece no Irã. Após o governo iraniano bloquear as comunicações via celular e o acesso a vários sites que teriam conteúdos usados pelos eleitores da oposição, a população viu o Twitter como alternativa.

Relacionadas

TRAGÉDIA

Incêndio atinge instituto na Índia que fabrica vacina de Oxford

SOLIDARIEDADE

Bebê precisa de medicamento que custa R$ 12 milhões

ALERTA

Procon alerta sobre perigo de kit 'fake' de vacina contra a covid-19

Comentários