22/08/2023


Geral

Redutores de velocidade estão sendo implantados em ruas de Guarapuava

O Departamento de Trânsito de Guarapuava voltou a implantar lombadas em pontos de maior fluxo de veículos. Os redutores foram retirados após o Detran Paraná, a pedido do Ministério Público Estadual (MPE), realizar estudo que apontou irregularidades nas localizações de tartarugas, lombadas e tachões, provocando a retirada desses redutores.

Conforme o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), lombadas não podem ficar a menos de 15 metros de um cruzamento. Por isso, 41 das 220 que existem em Guarapuava estão passando por alterações.

De acordo com o engenheiro Cesar Sanches, da Surg (Serviço de Urbanização de Guarapuava), algumas lombadas existentes na cidade têm mais de 30 anos ou possuem problemas. Estão muito altas, largas ou baixas, por exemplo. 

As reformas começaram em agosto do ano passado para aumentar a segurança de motoristas e pedestres. “As lombadas são um importante redutor de velocidade nas vias urbanas e devem ser respeitadas”, lembrou o engenheiro. “Algumas foram substituídas por travessias elevadas, outras retiradas para a construção de uma nova na mesma via. Além disso, ainda há aquelas que foram removidas e o Guaratran fará análises para escolher outro redutor de velocidade adequado para o local”, ponderou. 

A retirada dos redutores provocou a reação da comunidade pelo alto índice de acidentes que vem sendo registrados em ruas da cidade.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo