22/08/2023
Saúde

Região de Guarapuava receberá 109 mil doses da vacina contra a gripe

O Governo do Paraná lançou a campanha anual de vacinação contra a gripe, que será realizada de 15 a 26 de abril, em todo o Estado. Neste ano a meta é vacinar 80% do público alvo e a 5° Regional de Saúde em Guarapuava deve receber 109.100 doses da vacina.

A vacinação prioriza crianças com idade entre seis meses a menores de dois, idosos com mais de 60 anos, gestantes, trabalhadores de saúde, indígenas e população do sistema penitenciário e cadeias públicas. A novidade deste ano é a inclusão das mães em período pós parto de até 45 dias e dos doentes crônicos, que agora serão vacinados nas unidades de saúde.

Na cidade, a meta é vacinar cerca de 4.250 crianças menores de dois anos, bem como, mais de 2.000 gestantes, 3.000 profissionais da saúde, mais de 300 mulheres pós parto, 11.000 pessoas com patologias crônicas,16.000 idosos e 700 pessoas ligadas ao sistema prisional. Ao todo, o municipio receberá em torno de 37.683 doses da vacina.

Em todo o Brasil a Campanha de Vacinação foi antecipada em 20 dias, sob reivindicação dos Estados do Sul do país que, liderados pelo Paraná, se uniram para pedir atenção especial no enfrentamento da gripe. Um dos benefícios é a imunização dos grupos antes do período mais crítico da doença, entre meados do outono e inverno.

A campanha terá duração de apenas 10 dias e é importante prevenir-se das influenzas (vírus da gripe) o quanto antes, porque a vacina demora em torno de 15 dias para conceder imunidade.

Para espalhar as medidas preventivas da gripe, a Secretaria da Saúde está distribuindo materiais educativos como folhetos e cartazes para os municípios, e ainda, contará com campanha informativa no rádio, televisão e internet.

A vacina previne contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes no País, incluindo o H1N1.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.