Região de Guarapuava terá 48 novos agentes de cadeia
22/08/2023
Segurança

Região de Guarapuava terá 48 novos agentes de cadeia

Ao todo, 1.156 novos agentes serão contratados em todo o Estado

cadeia-guarapuava

A governadora Cida Borghetti confirmou nesta terça feira (22), durante a quarta reunião de integração das forças de segurança do Paraná, a contratação de 1.156 novos profissionais para atuar como agentes de cadeia pública. Para a região administrativa de Guarapuava, composta por 28 municípios, são 48 vagas disponíveis, 40 para homens e oito para mulheres. Atualmente, a Cadeia Pública de Guarapuava conta com cerca de 30 agentes.

4º Reunião de Integração das Forças de Segurança, realizada nesta terça (22) (Foto: Orlando kissner/ANPr)

O edital para a abertura do processo seletivo simplificado (PSS) já está publicado no Diário Oficial. De acordo com informações do Governo do Estado, o processo vai selecionar 982 homens e 174 mulheres. Os agentes de cadeia pública são responsáveis, principalmente, por orientar, vigiar, fiscalizar, revistar e conduzir os detentos em unidades penais e cadeias públicas, apreendendo objetos suspeitos ou não permitidos.

Leia também: Começa o processo para a transferência da cadeia pública de Guarapuava

Para a governadora, as novas contratações serão um reforço ao atendimento.

“O sistema prisional precisa ser um espaço de ressocialização e reintegração das pessoas que cumprem pena. A contratação de novos profissionais permitirá um melhor atendimento a essas pessoas”, disse Cida. “O reforço na segurança pública é uma demanda importante da sociedade e o Governo do Estado tem que dar as respostas necessárias”, enfatizou.

Do total de vagas, 221 são para a região de Curitiba e as demais serão divididas entre unidades do interior – Guarapuava, Ponta Grossa, Londrina, Cornélio Procópio, Maringá, Umuarama, Cascavel e Francisco Beltrão.

O secretário especial de Administração Penitenciária, coronel Élio de Oliveira Manoel, explicou que o processo seletivo vai liberar os policiais civis do trato diário com os presos das delegacias.

“Os agentes de cadeia vêm para tirar os profissionais da Polícia Civil do cuidado diário com os presos e devolvê-los à atividade de Polícia Judiciária, fazendo com que tenham mais tempo para trabalhar nas investigações”, disse.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o processo seletivo de profissionais para o sistema penitenciário são gratuitas e acontecem entre os dias 4 e 12 de junho pelos sites da Secretária de Segurança Pública e do Departamento Penitenciário Estadual.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.