Regional de Saúde de Irati tem 552 casos de covid-19 confirmados

Além disso, na 4ª RS, os casos de covid-19 estão distribuídos em nove cidades, em seis delas foram registradas mortes causadas pela doença

Sendo assim, a 4ª Regional de Saúde tem 552 casos de covid-19 confirmados (Foto: Reprodução/Pixabay)

A Secretaria de Saúde do Paraná informou nesse fim de semana que o estado já tem 103.928 casos confirmados de covid-19 e 2.662 mortes em consequência da infecção. O aumento de sábado (15) para domingo (16) foi de 1.315 diagnósticos positivos e 26 mortes pelo novo coronavírus.

A 4ª Regional de Saúde, que tem sede em Irati, tem 551 casos confirmados e 18 mortes. Enquanto, a Regional de Guarapuava tem 1.315 e a mesma quantidade de mortes em decorrência da doença. A diferença é que a 5ª Regional tem 282.118 habitantes a mais que a de Irati. Desse modo, são 455.880 moradores contra 173.762 em Irati.

Além disso, na Regional de Irati, os casos de covid-19 estão distribuídos em nove cidades, em seis delas foram registradas mortes causadas pela doença. Fazem parte dessa regional os municípios de Fernandes Pinheiros, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares. As cidades com mais casos são Irati e Imbituva, com seis e sete mortes respectivamente.

No entanto, é importante salientar, que Imbituva tem 32.179 habitantes, enquanto Irati, 60.357. Então, conforme a análise é possícel afirmar que há uma disparidade de 28.178 pessoas nas cidades e apenas uma morte a mais, sendo na cidade com menor população.

Na semana passada, a Secretaria de Saúde de Irati, confirmou a sexta morte por covid-19 no município. O técnico de enfermagem da Santa Casa de Irati, Jairo Trindade de 31 anos, morreu morreu na quinta (13). Ele estava internado no Hospital Regional de Guarapuava e não resistiu às complicações da doença. A quinta morte foi registrada no dia 31 de julho.

Em Irati, a maior incidência de casos é em pacientes do sexo feminino. Ainda de acordo com as informações das autoridades de saúde municipais, o pico da doença está previsto para amanhã (18).

4ª REGIONAL DE SAÚDE

É importante ressaltar que de todo o Paraná, a 4ª Regional de Saúde é uma das com menores coeficientes de incidência por Regional. O número se refere aos casos confirmados levando em consideração cada 100 mil habitantes. Sendo assim, são confirmados 314 casos a cada 100 mil pessoas nos municípios atendidos pela Regional. Enquanto o setor mais afetado é a 1ª Regional, com sede em Paranaguá. Assim, são confirmados 1.480 casos levando em conta o mesmo número de pessoas.

A cidade da 4ª RS com menos confirmados é Guamiranga, com 12 confirmações e nenhuma morte. Todos os pacientes positivados já se recuperaram da doença. Inácio Martins também não teve nenhuma morte por covid-19. No município, 20 casos foram confirmados e 17 pessoas já se recuperaram.

O Ministério da Saúde aponta que é preciso lavar as mãos com frequência até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienizar com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público, quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

CONSUMO CONSCIENTE

Consumo excessivo e capacidade esgotada deixam LS sem água

BLITZ SEGURA

Blitz educativa alerta para cuidados no trânsito em Guarapuava

NOVOS CASOS

Seis novos casos de covid-19 são confirmados em Guarapuava

Comentários