22/08/2023



Política

Registros de candidaturas devem ficar para a última hora

Para disputar as eleições municipais de outubro, os políticos têm hoje, quinta-feira (05) para apresentar o registro eleitoral. Em Guarapuava até às 14h34 o trabalho era lento no Cartório Eleitoral das 43ª e 44ª Zonas Eleitorais. “Até agora apenas uma coligação trouxe a documentação exigida”, disse João Americano, responsável pela 44ª Zona Eleitoral. “Foi a coligação “Renovação, Trabalho e Honestidade” de Candói que tem como candidato a prefeito Gelson Costa (PT). A 44ª Zona Eleitoral atende parte de Guarapuava, além dos municípios de Turvo, Foz do Jordão, Campina do Simão e Candói. “Acreditamos que o movimento aumente após às 17 horas”, disse Americano. “Acreditamos que sejam registradas até 200 candidaturas) Na 43ª Zona Eleitoral, que atende Guarapuava, o movimento também é fraco e apenas uma coligação registrou candidaturas até as primeiras horas da tarde desta quinta-feira (05). De acordo com Priscila Gelinski, somente uma coligação fez o seu registro até às 15h33 desta quinta-feira, último dia estabelecido pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Priscila preferiu não dar o nome da coligação.

Geralmente, os políticos deixam os registros de candidaturas para a última hora.
As coligações devem ir até o Fórum Eleitoral e apresentar os arquivos e as folhas impressas no sistema Candex (Sistema de Candidaturas Módulo Externo) da Justiça Eleitoral que é postado pela Internet.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo