O professor Aldo Nelson Bona, reitor da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná), compõe a delegação da Abruem (Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), formada por oito reitores, que esteve em audiência com o vice-presidente da República, Michel Temer, para discutir a possibilidade de financiamento do governo federal ao custeio das universidades estaduais e municipais. O encontro ocorreu ontem, terça-feira (08), em Brasília.
O presidente da Abruem e reitor da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), professor João Carlos Gomes, apresentou a entidade para o vice-presidente, comentando sobre as particularidades das instituições estaduais e municipais e a importância delas para o ensino, a pesquisa e a extensão no país. Ele falou das dificuldades que os estados e municípios enfrentam para dar suporte pleno ao ensino superior e agradeceu ao atual governo pela aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que reduz para 1% a contrapartida das instituições frente aos recursos captados do governo federal, lembrando que, anteriormente, essa contrapartida era de até 25%. Por fim, em nome de toda a Apiesp (Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público), solicitou apoio do vice-presidente na demanda atual da Abruem, que é a de conseguir contrapartida federal para o custeio das universidades estaduais e municipais.
O vice-presidente mostrou-se receptivo à ideia e solicitou que a Abruem articule a proposição de um projeto de lei a este respeito. O deputado federal Carlos Bezerra, do Mato Grosso, que foi quem viabilizou a audiência com o vice-presidente, colocou-se à disposição para apresentar o projeto de lei, que terá o apoio do governo federal.
O reitor da Unicentro afirmou que se trata de uma luta antiga da Abruem e pode, a partir de agora, avançar com maior efetividade no sentido de concretização da conquista. Bona lembrou, ainda, a recente audiência da Abruem na Comissão de Educação do Senado, quando este assunto também foi discutido e ganhou a simpatia e apoio de diversos senadores. “Com este trabalho articulado, as universidades estaduais e municipais poderão avançar no sentido da resolução dos problemas comuns”, avaliou, destacando ainda que a audiência foi acompanhada por Rodrigo Rocha Loures, cidadão paranaense que ocupa a chefia de Relações Institucionais da Presidência da República.
Hoje, quarta-feira (09), o reitor da Unicentro tem audiência com os deputados Osmar Serraglio, líder da Bancada Federal Paranaense, e Sandro Alex, para debater, novamente, sobre a liberação das emendas orçamentárias. Em abril, Bona também participou de reuniões em Brasília, promovendo articulações em favor da liberação de emendas orçamentárias para a Unicentro.