Remodelação de rodovias estaduais inclui trecho da PR-466

A remodelação inclui a PR-466, que liga Guarapuava às Regiões Norte, Noroeste, passando por Turvo e Pitanga. Essa rodovia é conhecida como 'corredor da morte'

A elaboração de cinco projetos de engenharia para a restauração e ampliação de rodovias estão sendo licitados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). A abertura dos envelopes com as propostas técnicas será de 26 a 29 de janeiro e trata de 262,66 quilômetros de rodovias, ligando o Centro-Sul ao Centro-Oeste e ao Norte.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil), a remodelação inclui a PR-466, que liga Guarapuava às Regiões Norte, Noroeste, passando por Turvo e Pitanga. Essa rodovia é conhecida  como ‘corredor da morte’ pelos números de acidentes fatais registrados com frequência. Entretanto, segundo o secretário Sandro Alex, parte atinge também um trecho da PRC-487.

Vamos transformar a Região Central do Paraná com essa iniciativa, trazendo desenvolvimento, emprego e oportunidades para toda a população local. 

Conforme o secretário, essas rodovias serão transformadas em ótimas alternativas para transporte de carga entres as regiões Norte, Noroeste, Oeste e para Curitiba e Litoral. “Assim como vamos garantir que isso aconteça trazendo mais segurança e conforto para todos os usuários, sejam condutores, passageiros ou pedestres”.

Dessa forma, a iniciativa conhecida como a remodelação do “eixo estruturante” de rodovias está incluída no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná. Conta com financiamento do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID).

OS LOTES

De acordo com a Seil, o projeto denominado’ lote 01′ vai de Pitanga até a ponte sobre o Rio Muquilão. Trata-se de uma extensão de 51,52 quilômetros. Ele inclui a PR-460 e um trecho da PRC-487, sendo que a interseção entre as duas deverá ser projetada em desnível. O investimento é de R$ 4,4 milhões.

Entretanto, o ‘lote 02’ dá continuidade ao anterior. Assim contempla a PRC-487 entre a ponte sobre o Rio Muquilão e Campo Mourão. Segundo o projeto, a extensão é de 61,42 quilômetros, o maior dos cinco. Com orçamento de R$ 5,3 milhões, o projeto também deve considerar interseções em desnível nos acessos a Iretama (PR-462) e Luiziana (PR-553). Além,  de pontes novas sobre o Rio Mourão e o Rio das Lontras, com geometria corrigida.

Conforme prevê o projeto, o ‘lote 03’ começa em Mauá da Serra e segue até Porto Ubá. São 54,81 quilômetros da PRC-272. Ele deverá incluir também a possibilidade de interseções em desnível nos acessos para Faxinal, Cruzmaltina e Borrazópolis. Além do alargamento do viaduto sobre a linha férrea para implantação de acostamentos. Com orçamento de R$ 4,3 milhões, o lote deverá incluir ainda um estudo de viabilidade. A ideia é unificar interseções muito próximas uma da outra ou com entrelaçamentos.

Recape asfáltico na PR 495 em Missal (Foto : Jonathan Campos / AEN)

O ‘lote 04’ continua de Porto Ubá até o acesso a Furnas, na PRC-466. O investimento de R$ 5,2 milhões é para atender os 51,86 quilômetros de extensão do trecho. O projeto deve contemplar também o alargamento da ponte sobre o Rio Ivaí, para implantação de acostamentos, soluções para separar o tráfego local do tráfego de longa distância em Ubá do Sul e Lidianópolis, e a duplicação da ligação entre Jardim Alegre e Ivaiporã, com interseções em desnível e marginais no perímetro urbano dos dois municípios.

O ‘lote 05’ vai do acesso a Furnas até Pitanga, em uma extensão de 43,05 quilômetros, novamente na PRC-466. Conforme a Seil, neste projeto deve ser incluída a possibilidade interseções em desnível. Será no acesso a Manoel Ribas e também no acesso para Pitanga.

Contemplará também soluções para separar o tráfego de longa distância do tráfego local neste último. O orçamento é de R$ 3,9 milhões.

De acordo com o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti, a conclusão das licitações têm prazo definido. “Pretendemos concluir as licitações e iniciar os trabalhos já este ano para termos a maioria dos projetos prontos em 2022”.  Após assinatura da ordem de serviço, o ‘lote 02’ tem prazo de execução de 540 dias e os demais de 360 dias.

Também foi contratado por R$ 2,6 milhões o projeto de restauração e ampliação da capacidade da PRC-466 entre Pitanga e Turvo, em uma extensão de 45,50 quilômetros. Com previsão de assinatura do contrato em breve, foi licitada, ainda, a elaboração do projeto de duplicação e restauração da PRC-466. Esse trecho é entre Turvo e Guarapuava. A extensão de 38,30 quilômetros terá investimento de R$ 2,1 milhões.

Além dessa, o Eixo Estruturante vai se beneficiar de outras três iniciativas em desenvolvimento. Assim, segundo a Seil, já está em andamento a elaboração do projeto de duplicação e restauração da PR-445 entre Mauá da Serra e o distrito de Irerê. A extensão é de 49,70 quilômetros, um investimento de R$ 3,6 milhões.

PREFEITO DE TURVO COMEMORA

O prefeito de Turvo, Jerônimo Gadens do Rosário repercutiu a notícia. Em contato com o Portal RSN, Jerônimo lembrou que a Região Central, historicamente, sempre esteve fora dos investimentos de infraestrutura. “A nossa Região sempre esteve  esquecida. Tínhamos uma das menores malhas rodoviárias do Estado. Há municípios com distâncias consideráveis entre si. E há dificuldade de acesso por falta de pavimentação asfáltica até recentemente, como é o caso de Mato Rico. Outros não têm ligação, pois praticamente só temos a PR-466 que corta a Região Central”.

(Foto: Ascom/Prefeitura de Turvo)

De acordo com o prefeito, esse investimento anunciado pelo governo será de fundamental importância para o desenvolvimento regional. “Recursos em infraestrutura resulta em novos investimentos, que trará ganhos reais para o nosso município. Temos um parque industrial que vamos abrir a concorrência após a pandemia. E com o anúncio da duplicação e  tendo a infraestrutura modal haverá maior interesse de empresas, gerando mais empregos e renda”.

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