Desde que o governador Beto Richa assinou convênio entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), o Tribunal de Justiça do Paraná, o Ministério Público e a Defensoria Pública para que mutuários inadimplentes possam regularizar a situação de seus imóveis, a Cohapar mais de duas mil famílias já renegociaram suas dívidas. No sábado (9), foi realizada audiência de conciliação em Londrina, Norte do Estado, e está previsto outro mutirão para sábado (23) da semana que vem, em Maringá.
Os inadimplentes podem ter desconto de até 100% nos juros da dívida. “Trata-se de política pública que beneficia a população mais pobre, que não tem condições de pagar pela sua propriedade por fatores, como desemprego e parcelas altas”, disse o governador na cerimônia de assinatura do convênio.
Os financiamentos são feitos pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e administrados pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). O Programa de Recuperação de Crédito foi instituído pela Lei 17.627, de 17 de julho de 2013 para atender todas as famílias que possuem mais de três prestações em atraso.
Os acordos são homologados pelo Tribunal de Justiça e cada caso é analisado individualmente, pois as famílias devem conseguir quitar suas dívidas, mas sem comprometer a renda familiar. Este processo de negociação traz benefícios para todas as partes. O Estado recebe o pagamento dos imóveis, o Tribunal de Justiça reduz o número de processos e os mutuários garantem a propriedade do imóvel.
RECURSOS – O presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, destaca que o principal objetivo do convênio é garantir que as famílias permaneçam em suas casas e que novas pessoas possam ser beneficiadas com a moradia própria. “Estes recursos são aplicados inteiramente na construção de novos imóveis e quem paga tem a certeza de que permanecerá no seu lar”, disse.
Além das audiências de conciliação, os mutuários que estão com as prestações em atraso devem procurar um doa 13 escritórios regionais da Cohapar para renegociar a dívida e regularizar a situação do imóvel. Informações pelo telefone: 0800-6450055.
O Governo do Paraná já está presente em 99% dos municípios paranaenses, com construção de moradias no campo e na cidade, além da titulação e melhorias em residências. A meta do governo é atender 100 mil famílias até 2014, sendo 100 mil na área urbana e 10 mil na área rural. A meta do programa rural já foi superada, com um ano de antecedência.