22/08/2023


Representante do Incra deve chegar em Guarapuava às 18h desta quinta (07)

Objetivo é mediar uma solução para a liberação das rodovias

estrada

Após as matéria vinculadas na RSN sobre a reintegração de posse que aconteceu na comunidade rural de Alecrim no município de Pinhão, no dia 1º de dezembro e dos bloqueios das estradas que estão acontecendo nas PRs 170 e 459, o superintendente do Incra no Paraná, Walter Pozzobom, está se deslocando para Guarapuava para mediar uma solução para a liberação das rodovias. (LEIA MAIS AQUI SOBRE O CASO)

De acordo com a Assessoria de Comunicação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o superintendente deve chegar por volta das 18h30 no local do bloqueio na PR 170, na Serra do Cadeado, perímetro de Guarapuava.

Na tarde dessa quarta feira (06) o superintendente do Incra no Paraná recebeu o prefeito do Município de Pinhão, Odir Gotardo, e  uma comitiva formada por representantes de acampados e vereadores da cidade para que uma agenda conjunta seja realizada.

Ainda segundo a Assessoria, a Superintendência do Incra já solicitou ao Governo do Estado que interrompa as reintegrações de posse, uma vez que a desocupação não resolverá o conflito agrário instaurado na região, já que essas famílias terão que buscar um novo local para morar.

“A suspensão da reintegração de posse tem legitimidade pelo fato da autarquia ter processos administrativos em atuação, e busca novas alternativas de negociação com o proprietário, convencendo-o a apresentar as devidas documentações necessárias”, afirma em nota o Incra ao RSN.

Confira na integra a nota enviada PELO Incra ao RSN: 

”Em atenção à matéria formulada por vcs sobre a reintegração de posse que aconteceram na comunidade rural de Alecrim no município de Pinhão (PR) no dia 1º de dezembro e ao bloqueio da estrada que esta acontecendo hoje – gostaria de informar que o superintendente do Incra no Paraná – Walter Pozzobom esta indo para a região afim de mediar uma solução para a liberação das vias. 

O superintendente deve chegar por volta das 18h30 no local. 

Na tarde desta quarta-feira (06) o superintendente do Incra no Paraná recebeu o prefeito do Município de Pinhão, Odir Gotardo e  uma comitiva formada por representantes de acampados e vereadores da cidade para que uma agenda conjunta seja realizada.
A Superintendência do Incra já solicitou ao governo do estado que interrompa as reintegrações de posse, uma vez que a reintegração não resolverá o conflito agrário instaurado na região, já que essas famílias terão que buscar um local para ficar. 
A suspensão da reintegração de posse tem legitimidade pelo fato da autarquia ter processos administrativos em atuação, e busca novas alternativas de negociação com o proprietário, convencendo-o a apresentar as devidas documentações necessárias”.
Cássia Morgana Faxina

 

Foto: Agricultores em bloqueio na PR 170/MST

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo