O prefeito de Reserva do Iguaçu, Sebastião Campos (foto ), conversou com nossa reportagem no dia 8. Ele fez uma avaliação do ano de 2009 e adiantou os projetos que pretende executar em 2010. O ano de 2009 foi um ano difícil não só para Reserva do Iguaçu. Aqui tivemos o reflexo da crise mundial, tínhamos a expectativa de trazer empresas para gerar emprego e renda, mas isso não foi possível, avalia. Outro problema lembrado foi o tempo. Foi um ano bem chuvoso, o que atrapalhou a manutenção das estradas e prejudicou nossa agricultura e também o transporte escolar, lembra o prefeito.
Mas também houve bons momentos. Apesar das dificuldades, tivemos alguns avanços, conseguimos realizar o concurso público que há mais de seis anos não era feito, fomos sede da regional do Jocop´s. Conseguimos aumentar nossa frota de veículos com a aquisição de quatro ônibus novos e seis veículos leves, e acredito que o mais importante é que garantimos recursos para investirmos em várias obras que irão gerar um grande desenvolvimento urbano e rural para a nossa cidade, ressalta.
Projetos não faltam para 2010. Dentro em breve estaremos iniciando a construção da Clínica da Mulher e da Criança, vamos construir um complexo esportivo, ampliar o ginásio, construir novas quadras, pois esse ano estaremos em evidência no esporte, disse Sebastião.
Tantos investimentos em estrutura esportiva são por conta de que o município será sede da Macro Regional dos Jogos Colegiais do Paraná (Jocop´s) e dos Jogos da Cantuquiriguaçu (Jarcan´s). o convite para sediar a Macro Regional surgiu devido à excelente organização na fase Regional em 2009. Ficamos muito satisfeitos com esse reconhecimento e estaremos recebendo atletas dos Núcleos de Educação de Guarapuava, União da Vitória, Ponta Grossa e Irati, explica.
Outra novidade é quanto ao Posto de Saúde. A conclusão já está sendo licitada, e a previsão é que esteja pronto no prazo de seis meses, declara Sebastião. Além disso, a prefeitura pretende adquirir caminhões traçados para a Secretaria de Obras e mais cinco ônibus novos devem integrar o transporte escolar. Como fechamos o ano com superávit, temos muitos projetos, muitos já encaminhados, como por exemplo, a pavimentação asfáltica de ruas da sede e pavimentação com pedras irregulares na comunidade de São Sebastião.
Ainda estão previstas a construção de duas praças, ciclovia até a Vila Rural, construção de um Centro Cultural, distribuição de 100 módulos sanitários para o interior, aquisição de um caminhão próprio para a reciclagem e a construção de 30 casas do programa Minha Casa Minha Vida.
Concurso
Sobre a realização do Concurso Público realizado em dezembro, o prefeito Sebastião Campos afirmou que a prefeitura tomou cuidado para que todo o processo fosse feito de forma segura e transparente. Há mais de seis anos não tinha concurso aqui em Reserva, e sentimos a necessidade de suprir algumas vagas. Acredito que através de concurso seja a maneira mais democrática para isso, embora não agrade a todos. A nossa intenção, inclusive é extinguir alguns cargos de confiança, disse ele.
Segundo o prefeito, 80% dos aprovados já foram convocados e, gradativamente, os demais serão chamados para assumir a vaga. A nossa preocupação foi fazer um concurso enxuto, seguro e transparente, para isso contratamos uma empresa especializada. Ao meu ver atingimos nosso objetivo, conclui.