22/08/2023
Cotidiano

"Resgate e Vida" reabilita dependentes químicos

imagem-94474

Taís Nichelle

“Aqui eu recebi amor, apoio e uma oportunidade de mudança”, diz Antonio Carlos Machado, ex dependente químico. O lugar a que ele se refere, é o Instituto Resgate e Vida, uma instituição que não mede esforços para recuperar pessoas viciadas em drogas. No Instituto, os pacientes de 18 a 65 anos recebem acompanhamento nutricional, médico, psiquiátrico, e psicológico. Além do trabalho realizado com os dependentes, o Instituto também presta apoio psicológico para as famílias, que muitas vezes são desestruturadas. 

“Nosso objetivo é recuperar viciados em drogas, para que possam voltar para a sociedade e reconstruir suas vidas”, diz Pedro Gemim, presidente do Instituto. Porém, mesmo com tantos esforços, é uma batalha difícil de vencer. “Infelizmente, o percentual de sucesso é pequeno. Cerca de 10% consegue vencer o vício. A maioria volta para as drogas”, desabafa.

Ainda segundo Gemim, a principal causa de recaída é a desestrutura familiar. “A família faz parte do processo de reabilitação. Não adianta nada nós recuperarmos o paciente, se ele volta para a família, onde os pais bebem ou fumam. A família normalmente não entende que precisa mudar seus hábitos, não assumem o erro. Por isso, nosso trabalho também é direcionado à família, mas infelizmente, a maioria não aceita ajuda”, revela. 

Algumas empreiteiras também ajudam, oferecendo trabalho aos pacientes que conseguem vencer a batalha contra as drogas. O que é raro, pois ainda há preconceito com ex dependentes químicos. “As pessoas acham que viciado é bandido, mas não é. Todo mundo que está aqui tinha uma profissão, mas passou por uma dificuldade e se perdeu. São pessoas que precisam de ajuda”, declara Antonio Carlos Machado.

Atualmente, a entidade atende 19 pacientes. O tratamento oferecido tem duração de nove meses, e é completamente gratuito. O Instituto Resgate e Vida se mantém com dinheiro de doações. Além disso, há apoio do departamento de Políticas Públicas sobre Drogas, criado pela deputada Cristina Silvestri, que disponibiliza uma equipe multidisciplinar. 
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.