Foi antecipada para a tarde desta quarta feira (29) a reunião entre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), a Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu e a Secretaria de Estado da Educação (SEED). O encontro negociará as reivindicações dos acampados da área Herdeiros da Terra 1º de Maio, que ocuparam a Prefeitura. A informação foi repassada ao Portal RSN por representantes do Movimento.
A pauta entregue ao prefeito Ademir Fagundes na segunda (27), primeiro dia da ocupação, pede a manutenção dos pontos críticos das estradas e ampliação das linhas escolares no Acampamento. Segundo Toni Escobar, um dos líderes do MST, cerca de 400 estudantes estão sem à escola. A Prefeitura diz que não possui recursos financeiros para a obra e que a estrada de acesso ao acampamento está recuperada. Porém, os acampados reivindicam a manutenção de pontos críticos num percurso de 150 quilômetros, dos quais 50 quilômetros pertencem ao município de Nova Laranjeiras.
A reunião começou às 16h no gabinete do prefeito, e envolve, além do prefeito, o Governo do Estado, a Secretaria de Assuntos Fundiários, Setor Estadual do MST, educadores e educandos da Escola Itinerante Herdeiros do Saber e uma comissão das famílias acampadas.
Neste terceiro dia de ocupação, segundo Toni Escobar, cerca de 80 alunos estão tendo aula no gabinete do prefeito e nas demais salas administrativas. As aulas acontecerão até que o problema seja solucionado.