22/08/2023


Geral

Richa autoriza crédito para empresas afetadas por vandalismo e enchentes

O governador Beto Richa autorizou nesta sexta-feira (28/06) que a Fomento Paraná ofereça condições mais favoráveis de acesso a linhas de crédito para atender empresas que sofreram prejuízos ocasionados por atos de vandalismo durante as manifestações populares das últimas semanas. A medida atende a um pedido da Associação Comercial do Paraná (ACP) que está fazendo um levantamento da situação em Curitiba.

O mesmo tratamento diferenciado será oferecido para empreendedores que foram atingidos pelas cheias de rios nos municípios nos quais for decretada situação de emergência em razão das chuvas intensas dos últimos dias.

Levantamento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil mostra que 78 municípios foram atingidos pelas chuvas e em 59 foi decretada situação de emergência. A maioria deles sofre com inundações dos rios Ivaí, no Noroeste, e Iguaçu, na região Sul do Estado. Mais de 78 mil pessoas foram afetadas pelas cheias nestas áreas.

Richa disse que muitas empresas sofreram prejuízos em atos de vandalismo praticados por pequenos grupos que se aproveitaram das manifestações pacíficas e democráticas realizadas nas últimas semanas.

“Estamos sensíveis a toda esta situação e vamos apoiar os empreendedores que foram prejudicados, para que possam dar continuidade a suas atividades o mais rápido possível. Da mesma forma, estamos adotando todas as medidas para atender a população afetada pelas chuvas neste momento”, afirmou o governador.

ANÁLISE – Nas duas situações, a equipe da Fomento Paraná vai analisar caso a caso e estabelecer as condições para conceder prazos maiores de carência para pagamento dos financiamentos, flexibilizando as normas da instituição financeira.

A Fomento Paraná possui as menores taxas de juros do País para atender ao setor produtivo, financiando desde o microempreendedor individual ou informal até médias empresas empreendimentos dos setores da indústria, comércio e serviços.

Por meio do programa Banco do Empreendedor, a instituição oferece linhas de crédito que vão de R$ 300 a R$ 3 milhões, com taxas de juros que variam entre 0,51% a 1,07% ao mês e prazo de até 60 meses para pagar.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo