22/08/2023



Política

Richa inaugura nesta terça Caps AD III em Guarapuava

imagem-70205

O governador do Estado Beto Richa estará nesta terça feira (15) para inaugurar o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (Caps AD III). Ocupando o espaço do antigo Hospital Nossa Senhora de Belém, o Caps AD III será inaugurado às 10h30. Além de Richa, a cerimônia de  inauguração vai contar com a presença do prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, assim como de autoridades estaduais e dos 20 municípios que integram a 5ª Regional de Saúde. “Fruto da articulação política de Cesar Filho quando ainda era deputado estadual, o objetivo do Caps sempre foi que atendesse a toda a região e não somente Guarapuava”, enfatiza o Secretário Municipal de Saúde, Stefan Negrão. Também são esperados mais de 500 profissionais e gestores de saúde do Paraná, que participam de três oficinas no período da tarde: atendimento em Caps; urgência e emergência em saúde mental e gestão da rede.

CAPS AD III

Primeiro com amplitude regional no Estado, o Caps AD III divide o seu atendimento entre Adulto e Infanto-juvenil, inclusive com unidades de acolhimento específicas. Gerido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro-Oeste (CIS Centro-Oeste), o Caps conta, inicialmente, com uma equipe composta por 78 profissionais entre médicos, psicólogos, assistentes sociais e demais funções.  O custeio é feito pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado através do Fundo Municipal de Saúde de Guarapuava, que, por meio de convênio, repassa a verba ao CIS Centro-Oeste.

REDE DE SAÚDE MENTAL

Na ocasião, o Governo do Estado também lança a Rede de Saúde Mental do Paraná. A proposta da rede é articular diversos pontos de atenção, como unidades de saúde, serviços ambulatoriais e hospitais, para oferecer tratamento especializado e de qualidade aos pacientes. A rede pretende implantar um modelo inédito com a criação dos Serviços Integrados de Saúde Mental (SIMPR) no Paraná, aliando o tratamento ambulatorial e o tratamento assistido 24 horas.

CIS

Depois de reformas, o antigo Hospital Nossa Senhora do Belém também vai abrigar a sede do CIS Centro-Oeste, a partir de 22 de abril. Com o novo espaço, o consórcio formado por 13 municípios, entre eles Pitanga, Prudentópolis e Pinhão, pode ampliar sua estrutura para consultas e exames, como no apoio a gestantes e outras especialidades médicas que atendem a mais de 205 mil habitantes da região. Atualmente, os atendimentos são realizados na 5ª Regional de Saúde e em outros locais terceirizados.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo