22/08/2023



Guarapuava Saúde

Risco de epidemia de doenças geradas pelo Aedes aegytpi provoca reunião na Prefeitura

imagem-126474

Da Redação

Guarapuava – A preocupação com o risco de uma possível epidemia de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti provocou uma reunião nesta sexta feira (27), entre representantes da Prefeitura e da 5ª Regional de Saúde, Exército, Defesa Civil e entidades do município. “Estamos preocupados com uma possível epidemia das doenças transmitidas pelo mosquito. Precisamos agir todos os dias e eliminar os focos do mosquito em nossa cidade”, disse a secretária municipal de Saúde, Renata Brito Araújo.

O encontro definiu a realização de um mutirão contra focos do mosquito, em Guarapuava. Será no dia 7 de fevereiro nos bairros Vila Carli, Industrial, Conradinho, São Cristóvão, Bonsucesso e Primavera.

“Encontramos vários focos do mosquito nesses bairros durante o ano de 2016. Vamos começar as ações intensificando a conscientização da população dos bairros mais críticos, mas queremos que todos os guarapuavanos fiquem atentos com o Aedes. Todo cuidado é fundamental para preservar a vida da população”, disse a diretora da Vigilância Epidemiológica, Chayane Andrade.

Renata Brito Araújo lembrou que além da dengue, o Aedes aegytpi também transmite a febre amarela, o zika vírus e a chikungunya. “O mês de janeiro foi chuvoso e quente, o que é favorável para a proliferação do mosquito. Precisamos do envolvimento de toda a população para acabar com os focos. Esta não é mais uma realidade longe de nosso município, mas algo preocupante”.

O mosquito se prolifera em qualquer recipiente com água acumulada, especialmente em áreas residenciais. Os locais mais propícios são potes de água de animais, depósito de água das geladeiras, vasos de plantas, caixas d’água, pneus e até mesmo em pedaços de plástico jogados no quintal. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo