22/08/2023
Cotidiano

Romaria da Mulher reúne mais de 600 pessoas no bairro Primavera

imagem-68066

Com o tema “Resgatando o rosto materno de Deus”, a 11º edição da Romaria da Mulher em Guarapuava reuniu mais de 600 pessoas no bairro Primavera na manhã deste domingo (09). Organizado pelo Movimento Mulheres da Primavera, a romaria é uma ação anual para relembrar as lutas do Dia Internacional da Mulher.

A romaria teve início às 8h com um café da manhã cuidadosamente preparado por mulheres da comunidade na Chácara São Carlos – Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Famílias inteiras da comunidade e visitantes tiveram a oportunidade de assistir a um teatro que abordou temas polêmicos do dia a dia como o amadurecimento à força das crianças, o egoísmo, a competição e consumismo desenfreado e o tráfico humano, tema da campanha da fraternidade de 2014.

Antecedendo a Romaria, as sete mulheres mortas por ex- companheiros em 2013 e outra vítima de homicídio em 2014 foram relembradas e o Coral de Mulheres do Xarquinho cantou por elas acompanhadas por todos os presentes.

Maria Lígia Antunes, 38 anos, moradora da Primavera diz que se sente mais segura hoje com o surgimento do Movimento das Mulheres no bairro. “Eu sei que se passar por uma situação de violência, tanto eu como meus filhos podemos recorrer a elas e vamos ser auuxiliadas. Eu aprendi que não devo ficar calada e temos que nos unir para banir isso da nossa cidade. Chega de violência!”.

O Movimento tem o apoio, além da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Movimento de Mulheres do Alto da XV e do Xarquinho, além da Comunidade Assunção de Nossa Senhora – Santos Anjos. Na 1º Romaria organizada pelo Movimento em 2004 apenas mulheres do bairro participavam. Atualmente mulheres de toda a cidade participam das reuniões mensais, tem que por objetivo promover a emancipação financeira, emocional e política destas mulheres, que na grande maioria são esteio de famílias inteiras.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.