22/08/2023


Geral

Rossoni sugere que deputados desistam de concorrer à vaga do TC

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni (PSDB), sugeriu nesta quarta-feira (10) que os deputados Fábio Camargo (PTB) e Plauto Miró (DEM) desistam da candidatura a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas (TC) do Estado do Paraná. “Na situação atual, para dar um grande exemplo a população e ajudar o poder legislativo paranaense a sair desta enroscada, eu abriria mão da minha candidatura”, afirmou Rossoni.

Esta eleição para o TC é considerada histórica. Afinal, o número de postulantes à vaga é recorder. Ao todo, 42 pessoas se candidataram, entre advogados, contadores, professores e técnicos do Tribunal. Apesar da diversidade, o favoritismo está entre os dois deputados candidatos. Tanto Camargo quanto Miró são investigados pelo Ministério Público. Eles são suspeitos de contratar funcionários irregularmente por meio da Assembleia Legislativa. O eleito irá ocupar a vaga deixada pelo ex-deputado Hermas Brandão, que se aposentou compulsoriamente.

 

Nesta quarta-feira, 20 candidatos foram sabatinados pela comissão que coordena a eleição para o TC. Durante as exposições, houve critica ao favoritismo dos deputados.

Dezessete candidatos, incluindo Miró, também se pronunciaram no Plenário da Assembleia. Eles ainda pediram que os parlamentares, que estão da disputa, não tenham direito ao voto. Segundo eles, seria concorrência desleal.

O Regimento Interno da Assembleia prevê que se “tratando-se de causa própria ou interesse individual o deputado deverá dar-se impedido de votar.” Valdir Rossoni disse que vai analisar os pedidos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo