Rua XV de Novembro ganha lâmpadas de Led em Guarapuava

A primeira a ser modernizada foi a avenida Manoel Ribas, também no Centro de Guarapuava

Rua XV de Novembro começa a receber lâmpadas de led (Foto: Gilson Boschiero/RSN)

A rua XV de Novembro, no Centro de Guarapuava, já está recebendo as novas lâmpadas em Led. Esta é a segunda rua a passar pelo processo de modernização na rede de energia de energia elétrica. Assim, a primeira foi a avenida Manoel Ribas.

De acordo com Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Guarapuava, a modernização do parque de iluminação pública prevê a substituição das antigas lâmpadas a vapor de sódio por Led. Assim, com a mudança, Guarapuava ganha em economia, segurança e energia.

Conforme o prefeito Cesar Silvestri Filho (Podemos), haverá a redução de cerca de 50% do consumo de energia municipal, com lâmpadas de vida útil de 50 mil horas.

Segundo o engenheiro eletricista da Prefeitura, Marcelo Pinto da Silva, as lâmpadas de Led são mais eficientes por não sofrerem interferência de outras luzes. “Ao escurecer, ela acende rapidamente. Em caso de um pico de luz, o acendimento é automático, diferente das lâmpadas antigas que demoram para aquecer”.

Esse novo sistema está contemplado com a parceria público privada assinada com a empresa Ilumina Guarapuava em 2019. Conforme o contrato,  outras ruas principais da cidade também serão modernizadas. Trata-se, por exemplo, da avenida Moacyr Júlio Silvestri, XV de Novembro, Saldanha Marinho, Padre Chagas e Senador Pinheiro Machado, onde mais de 23 mil luminárias serão substituídas nos próximos dois anos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

QUASE PRONTO

Hospital Regional poderá ter ala para atender pacientes com coronavírus

PROTEÇÃO CONTRA GRIPE

Vacinação contra a gripe já ultrapassa 14 mil doses aplicadas

DETERMINAÇÕES

Estado estabelece normas para proteção de trabalhadores

Comentários