22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Saúde

SAE intensifica prevenção de DST’s durante o Carnaval em Guarapuava

Equipe do Serviço de Atendimento Especializado vai percorrer casas noturnas, bares e boates até o dia 5, sempre das 18h até meia-noite

imagem-13353

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava iniciou no último dia 20, a campanha “#VamosCombinar – Prevenir é viver o Carnaval”, para estimular a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis neste carnaval.

“O uso de preservativo é parte fundamental da estratégia do Ministério da Saúde para o enfrentamento do HIV/Aids, Hepatites virais e sífilis”, informou a Coordenação do SAE.

(Imagem: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Nesta sexta (1), haverá testagem rápida para HIV, hepatites virais e sífilis no CAPS AD III (SIM Paraná) no período da tarde. À noite, a equipe do SAE está visitando bares, boates, postos de combustível e todos os locais em que haverá folia de carnaval, para orientar os foliões e distribuir folders e preservativos.

(Foto: Arquivo/RSN)

Como nos anos anteriores, após as folias de Carnaval a equipe do SAE estará fazendo atividades de prevenção e diagnóstico, de segunda à quinta, em horário comercial. A sede do SAE fica na rua Getúlio Vargas, 1981 – Centro de Guarapuava. Todos os interessados em fazer o teste rápido devem apresentar um documento com foto.

Lembrando que o teste de HIV, hepatites virais e sífilis tem o resultado em 30 minutos e não requer jejum nem dieta. Só precisa apresentar um documento pessoal com foto, e no caso de crianças, o mesmo deverá ser acompanhado pelos pais ou adulto responsável.

PROGRAMAÇÃO

A partir desta sexta (1) até a terça (5) de carnaval, os profissionais do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) vão percorrer casas noturnas, bares, boates, motéis e postos de gasolina, sempre das 18h até meia-noite.

A orientação será intensificada para prevenir infecções sexualmente transmissíveis e para chamar a atenção para o teste rápido de HIV, sífilis, hepatites virais, além da vacinação, dos exames de papanicolau e mamografia, e a importância do uso de preservativos com clientes e parceiros fixos ou eventuais.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo