Sanepar mostra como gera energia com subproduto do tratamento do esgoto

A Sanepar apresenta, a partir desta quarta-feira (18) e até sábado (21), o Programa de Energia em Saneamento, para os cerca de 4 mil participantes do 6.º Cultivando Água Boa, em Foz do Iguaçu. No estande montado pela empresa, os congressistas poderão conhecer como a Sanepar gera energia a partir do gás metano, subproduto do tratamento de esgoto.

Para o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, que participa do evento, o projeto de energia limpa desenvolvido pela empresa já provou sua viabilidade e, além de gerar energia para o uso na estação, já a distribui para a rede pública de energia elétrica. “O sucesso do projeto foi comprovado e agora a intenção é estender o programa para todas as unidades de tratamento do Paraná”, completa Jacob.

A Sanepar também está participando do 7.º Eima (Encontro Ibero-Americano de Desenvolvimento Sustentável), que ocorre paralelo ao 6.º Cultivando Água Boa, no Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel. Neste encontro, promovido pelo Conama Ibero-Americano, a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, vai apresentar, nesta quarta-feira (18), a política da Sanepar para o desenvolvimento sustentável.

Abordando o tema “Desafios para as Empresas em um Novo Marco da Economia Verde”, Arlete vai falar sobre as ações e atividades realizadas pela Sanepar quanto à política energética da empresa, saneamento, inventário de emissões de gases e desenvolvimento sustentável.

A Estação Ouro Verde, onde a experiência foi testada, também faz parte das visitas técnicas constantes na programação do Cultivando Água Boa. As visitas serão no sábado (21).

OUTRAS ATRAÇÕES – No estande da Sanepar, os visitantes vão caminhar por uma trilha sensitiva, onde podem perceber as diversas dimensões na flora paranaense. Também poderão ver a exposição dos Pipeiros ao PAC, que mostra a história do saneamento no Paraná, desde a época quando a água era transportada em barricas até os dias de hoje.

Fonte: AEN

Relacionadas

ALERTA

Chuvas provocam alagamento na Br-277 em Irati nesta segunda

PANDEMIA DA COVID-19

Guarapuava registra mais duas mortes por covid-19

MAIS FACILIDADE

Sanepar permite parcelamento em até 60 vezes para dívidas

Comentários