São João queima fogueira de 50 metros de altura

O município de São João, no sudoeste do Paraná, já está com sua gigantesca fogueira pronta para ser queimada neste sábado (20), acompanhada de um show pirotécnico. O evento, que reúne cerca de 25 mil pessoas – o dobro do número de habitantes da cidade -, é uma das mais tradicionais festas caipiras do país.
Este ano, a fogueira foi erguida com 50 metros de altura. Na construção são usados 220 metros cúbicos de eucalipto, em uma base de quatro paus com sete metros cada.
A madeira é empilhada com a ajuda de um trator. Uma de cada vez, as toras vão sendo encaixadas e presas. Um trabalho de muita paciência. Em formato piramidal, a fogueira vai afunilando, fechando com uma boca de dois metros.
Mas essa festança começou pequena, sendo realizada na Praça São Pedro, em frente à Igreja Matriz, com uma pequena fogueira. Com o passar do tempo, o evento foi crescendo e hoje é o maior do município. No mês de junho, as ruas da cidade ficam todas enfeitadas com bandeiras coloridas, assim como as vitrines do comércio local. As pessoas vão aos seus trabalhos com trajes típicos.
São João já ganhou prêmio no ranking Brasil de maior fogueira de festa junina: em 2008, a fogueira teve 50,8 metros.

Por Daiane Celso

Relacionadas

PANDEMIA DA COVID-19

Guarapuava registra mais duas mortes por covid-19

MAIS FACILIDADE

Sanepar permite parcelamento em até 60 vezes para dívidas

LUTO

Morre nesta segunda (18) a empresária Aline Pires em Guarapuava

Comentários