22/08/2023
Em Alta Guarapuava Saúde

‘Sara’ está fora do ar desde setembro de 2024, diz Saúde

'Sara' encerrou contrato em julho de 2024. Mas como havia um saldo de 563 consultas, o atendimento zerou em setembro do ano passado

Sara deixou de funcionar (Foto: Reprodução/Pexels)

Guarapuavanos que estavam acostumados a agendar consultas pelo sistema de telemedicina não contam mais com o aplicativo ‘Sara’. A Prefeitura, ainda na gestão do ex-prefeito Celso Góes, extinguiu o contrato com o Instituto Laura Fressatto, responsável pelo aplicativo. De acordo com o atual secretário municipal de Saúde, Marcio Brunsfeld, o encerramento ocorreu no dia 14 de julho de 2024, com a conclusão do 4º Aditivo do Convênio. “Como ainda havia saldo de 563 consultas disponíveis, o serviço continuou até o dia 17 de setembro de 2024.”

Conforme os dados da Saúde, em 2023, ocorreram 2.959 consultas, sincronizadas no banco de dados Fast Magic, substituindo o banco de dados anteriormente utilizado pelo Instituto Laura Fressatto. Já em 2024, até 17 de setembro, o sistema registrou 12.217 consultas. Muitas delas especificamente para a emissão de atestados médicos.

NOVO SISTEMA

De acordo com o secretário, um novo sistema de ‘call center’ encontra-se em fase de estudos e de planejamento. “Estamos buscando um modelo eficiente e com menor custo daquele que vinha sendo pago pela gestão anterior. O valor era muito alto.” Entretanto, Brunsfeld não revelou o valor do contrato. “Florianópolis possui um sistema eficiente e viável financeiramente. Estamos analisando essa possibilidade, mas ainda não temos data para essa implantação.”

O botão ‘Fale com a Sara’ foi implementado em janeiro de 2022, durante a pandemia do coronavírus, disponível para smartphones com sistemas Android e IOS. Pós-pandemia, o aplicativo continuou vigorando como alternativa para continuar desafogando os atendimentos nas unidades de saúde. A plataforma contava com um médico do outro lado da tela para consultar os pacientes com problemas de saúde considerados leves e moderados.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.