Guarapuavanos que estavam acostumados a agendar consultas pelo sistema de telemedicina não contam mais com o aplicativo ‘Sara’. A Prefeitura, ainda na gestão do ex-prefeito Celso Góes, extinguiu o contrato com o Instituto Laura Fressatto, responsável pelo aplicativo. De acordo com o atual secretário municipal de Saúde, Marcio Brunsfeld, o encerramento ocorreu no dia 14 de julho de 2024, com a conclusão do 4º Aditivo do Convênio. “Como ainda havia saldo de 563 consultas disponíveis, o serviço continuou até o dia 17 de setembro de 2024.”
Conforme os dados da Saúde, em 2023, ocorreram 2.959 consultas, sincronizadas no banco de dados Fast Magic, substituindo o banco de dados anteriormente utilizado pelo Instituto Laura Fressatto. Já em 2024, até 17 de setembro, o sistema registrou 12.217 consultas. Muitas delas especificamente para a emissão de atestados médicos.
NOVO SISTEMA
De acordo com o secretário, um novo sistema de ‘call center’ encontra-se em fase de estudos e de planejamento. “Estamos buscando um modelo eficiente e com menor custo daquele que vinha sendo pago pela gestão anterior. O valor era muito alto.” Entretanto, Brunsfeld não revelou o valor do contrato. “Florianópolis possui um sistema eficiente e viável financeiramente. Estamos analisando essa possibilidade, mas ainda não temos data para essa implantação.”
O botão ‘Fale com a Sara’ foi implementado em janeiro de 2022, durante a pandemia do coronavírus, disponível para smartphones com sistemas Android e IOS. Pós-pandemia, o aplicativo continuou vigorando como alternativa para continuar desafogando os atendimentos nas unidades de saúde. A plataforma contava com um médico do outro lado da tela para consultar os pacientes com problemas de saúde considerados leves e moderados.
Leia outras notícias no Portal RSN.