Bárbara Franco
Guarapuava – Para lembrar o Dia Nacional de Conscientização de Combate a Hanseníase, o Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária (AMPDS), ligado à Prefeitura Municipal de Guarapuava, está realizando ações educativas nas unidades de saúde. “ Estamos divulgando para a população os sinais, sintomas e locais de tratamento para a doença”, explica a coordenadora da AMPDS de Guarapuava, Elisa Midori Yamaguti Katayama.
Em 2013, Guarapuava notificou 21 novos casos de hanseníase, no ano de 2014 foram registrados oito casos, em 2015 17 e em 2016, até o momento, foram cinco casos notificados.
De acordo com Elisa, o principal objetivo da campanha é alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, detecção de casos, fortalecer adesão ao tratamento e reduzir o preconceito. “A hanseníase é problema de saúde pública com prioridades no atendimento, medicamento gratuito e tem cura”.
A AMPDS atende os casos de maior complexidade e realiza planejamento, monitoramento e execução das ações de controle da hanseníase.
Fique atento aos sintomas da doença
A hanseníase atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. Ela provoca em sua fase inicial manchas pálidas na pele. A pele manchada não apresenta sensibilidade e nesta fase a doença não é contagiosa. O tratamento é feito em seis meses.
Na fase avançada é possível notar claramente as manchas. Começam as dormências e a fraqueza muscular. Nesta etapa, o paciente já pode transmitir a doença. O tratamento deve levar uma ano.
Fique atento a estes sinais e se você apresenta algum destes sintomas procure o Posto de Saúde mais próximo e solicite um exame.