Saúde aplica testes em casos monitorados nesta quinta (28)

De acordo com a secretaria, o objetivo da ação é ampliar as medidas municipais de enfrentamento à Covid-19

Medida visa estabelecer novas ações para combate ao coronavírus na cidade (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Nesta quinta (28), equipes da Secretaria de Saúde de Guarapuava estão em tendas no pátio do Ginásio Joaquim Prestes aplicando testes rápidos em pacientes monitorados com suspeita da doença. De acordo com a secretaria, o objetivo da ação é ampliar as medidas municipais de enfrentamento à Covid-19.

A chefe do Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade, explicou que estão sendo aplicados testes PCR em 15 pacientes que fizeram contato prévio pelo call center. “Vamos avaliar aqueles que apresentam sintomas do 3º ao 5º dia. O teste é feito com sistema volante, ou seja, pacientes são testados dentro de seus veículos, por profissionais da rede que estão capacitados para o enfrentamento do vírus. Esta é uma ação contínua, já que o método do Estado agora é segmentar os grupos que serão testados, ampliando a testagem da doença”.

Além dos testes, desde o início da semana também são aplicados testes rápidos da Covid-19 em todos os pacientes que apresentam síndrome gripal e procuram atendimento nas UBS do município. “Para a coleta da amostra nas UBS, utilizamos o método swab, (introdução de um cotonete no nariz e na boca). No período de quatro a sete dias após a coleta, já temos o diagnóstico das pessoas infectadas, e assim, poderemos atuar no tratamento, garantindo o isolamento social para evitar a transmissão comunitária”.

COVID-19

A Secretaria de Comunicação da prefeitura destacou são divulgados diariamente os dados relativos a Covid-19 na cidade. Desse modo, ontem (27), o boletim apresentava 465 casos descartados, ou seja, de pessoas que já fizeram exames no Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná) e tiveram o resultado negativo.

Além de 612 casos liberados do isolamento domiciliar. Outros 144 casos monitorados em isolamento domiciliar. E ainda 25 em investigação e 29 casos confirmados, sendo destes 12 recuperados, 14 em isolamento domiciliar e 3 internados.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

ESTÁ INDO EMBORA

Paraná está há 10 dias de encerrar situação de surto de sarampo

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Meio ambiente orienta moradores para o descarte correto em lixeiras públicas

HABITAÇÃO

Cohapar possui 352 obras em execução na Região de Guarapuava

Comentários