O guarapuavano não pode esquecer de se vacinar também contra a gripe Influenza. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a vacina é trivalente. Ou seja, apresenta cepa de três vírus diferentes (H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria).
De acordo com a Sesa, a terceira e última fase da campanha de vacinação contra a gripe começa nesta quarta (9). Agora é a vez dos integrantes das forças armadas, de segurança e de salvamento. Assim como pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente. Além de caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários. E ainda os funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas. Esta população será vacinada nas próprias unidades prisionais.
Conforme a Central de Vacinação, o imunizante é de graça. Entretanto, para estar apto a receber a dose, é necessário levar documento pessoal com foto e carteira de vacinação. Assim, basta ir até um dos postos de saúde, de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h.
ATENÇÃO
A vacinação contra a gripe ocorre somente Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Cisgap. Portanto, não estão sendo aplicadas na Upa Batel, Urgência Trianon, Urgência Primavera e na Tenda de Vacinação contra a covid-19.
COVID-19
Com duas campanhas de vacinação em curso, a da gripe e da covid-19, a orientação do Ministério da Saúde é que a contra o novo coronavírus seja priorizada nos grupos liberados para receber essa imunização. Nesses casos, a vacina influenza, deve ser tomada depois, respeitando um intervalo mínimo de 15 dias entre uma e outra.
Leia outras notícias no Portal RSN.