Saúde de Irati confirma nova suspeita de sarampo em igreja no município

Além disso, solicita que as pessoas que estiveram na igreja Universal do Reino de Deus no dia 28 de setembro se vacinem nas UBS até amanhã (3)

Saúde de Irati confirma nova suspeita de sarampo em igreja no município (Foto: Reprodução)

A Secretaria de Saúde confirma nova suspeita de sarampo em uma criança de 10 meses em Irati. Por isso, solicita que as pessoas que estiveram na igreja Universal do Reino de Deus no dia 28 de setembro das 19h30 às 21h, se vacinem nas UBS até amanhã (3).

Para as pessoas que estão em risco, é necessário se dirigir as salas de vacina abertas, no sábado (3) das 8h às 12h, munidos de RG, cartão SUS e carteira de vacinação. As vacinas estão disponíveis nas UBS da Vila São João, Lagoa, Rio Bonito, Adhemar Vieira de Araújo e no Centro de Atendimento Ildefonso Zanetti.

No mês passado, o Portal RSN mostrou a investigação do surto de sarampo ocorrido entre 2 de outubro de 2019 e 3 de março de 2020. Ainda, a Secretaria Estadual estendeu o prazo para a vacinação c0ntra a doença.

SARAMPO

O Sarampo é uma infecção viral, aguda, altamente contagiosa, transmitida por via aérea, “aerossóis”, por meio da fala, espirro, tosse e respiração. Pode atingir todas as faixas etárias. Mas pode ter maior gravidade nos extremos de idade. O vírus do Sarampo pode levar a complicações como encefalite, meningite e pneumonia.

Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido. Em torno de três a cinco dias, podem aparecer outros sinais e sintomas. São manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas. Em seguida, as manchas se espalham pelo corpo. A persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de cinco anos.

CONTROLE

Em caso de suspeita, são necessárias algumas medidas, como notificação imediata em até 24 horas para a Vigilância Epidemiológica, pelo telefone (42) 9 9104 1938. Além disso, coleta de exames, isolamento domiciliar, bloqueio vacinal e monitoramento.

De acordo com a Saúde de Irati, foram feitas várias campanhas de vacinação contra o sarampo desde 7 de outubro de 2019, com público alvo variado. Além disso, o município informou que administrou Vitamina A em todas as crianças suspeitas de sarampo na faixa etária de zero a quatro anos 11 meses e 29 dias de idade.

Grupos de risco específicos como gestantes, imunocomprometidos e crianças menores de seis meses que tiveram situações de exposição com caso suspeito ou confirmado de sarampo, receberam Imunoglobulina Humana para uso profilático.

VACINAÇÃO

A campanha de vacinação contra o sarampo permanece ativa para todas as pessoas na faixa etária entre 20 a 49 anos. Assim todos os moradores desta faixa etária devem receber uma dose extra da Tríplice Viral, independente se estão com esquema completo de vacinação.

A Secretaria de Saúde de Irati orienta os pais e responsáveis que, em momento de pandemia, é imprescindível manter em dia as vacinas dos filhos. Desta forma, é importante que todos compareçam à unidade de saúde mais próxima da residência, com a carteirinha de vacina e documentos pessoais, para atualizar as vacinas.

Por fim, o setor de Epidemiologia informou que há muitos casos de adultos com o sistema vacinal em atraso.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

APARECE LOGO SOL!

Feriado de Finados promete sol e um clima menos gelado em Guarapuava

DIAS DAS BRUXAS

Até domingo (1), tem Halloween no Shopping Cidade dos Lagos

NÚMEROS POSITIVOS

Novo Caged mostra recuperação gradual da economia em Guarapuava

Comentários