Saúde destaca importância da doação do leite materno

Em 2019, mais de 18,9 mil mulheres fizeram doações que totalizaram 21.690 litros de leite materno nas várias cidades paranaenses

Saúde destaca importância da doação do leite materno (Foto: Pedro Ribas/ANPr)

Nesta terça (19), Dia Mundial de Doação do Leite Materno, a Secretaria de Estado da Saúde ressalta a importância desse do ato de amor e solidariedade que pode salvar vidas.

De acordo com a Sesa, o Paraná conta hoje com 13 bancos de leite humano e 17 postos de coleta. Em 2019, mais de 18,9 mil mulheres fizeram doações que totalizaram 21.690 litros de leite. Em Guarapuava, o banco de leite humano fica no Hospital São Vicente de Paula.

A quantidade coletada é considerada boa e acima dos índices nacionais. Porém, ainda é insuficiente para atender a demanda de todas as unidades de tratamento intensivo neonatal do Estado.

Conforme o secretário Beto Preto, a Sesa planeja, para o próximo ano, a instalação de mais três bancos de leite no Estado, com a aquisição dos equipamentos necessários para o funcionamento.

A técnica de laboratório do Banco de Ponta Grossa, Claudia Regina Cancian disse que considera seu trabalho gratificante. “A vida em primeiro lugar”. Assim como ela, a técnica de enfermagem que atua no Banco de Cascavel, Elian Kissyk, ressaltou a solidariedade que envolve a doação.

No início da pandemia da Covid-19 tive uma grande preocupação que as nossas doadoras pudessem desistir das doações, mas fui surpreendida com tanto amor e carinho e pela forma com que elas nos recebem em suas residências.

A doadora, Ives Oliveira Seidi, de Curitiba, disse que reconhece na ação um ato de carinho. “Para mim é um prazer muito grande doar um pouquinho do meu leite para que outros bebês tenham os mesmos benefícios do leite materno. E nesse momento de pandemia, é ainda mais importante que a gente continue fazendo essa doação pois os bebês precisam ainda mais”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

Do 'fundo do poço', Flavia Proche dá a volta por cima e hoje é superação

MAIOR ALCANCE

Aula Paraná pela TV alcança mais cidades do Estado

SAÚDE

Hospital Regional de Ivaiporã começa a receber pacientes

Comentários