22/08/2023



Saúde

Saúde encontra e elimina focos do mosquito da dengue em Guarapuava

Agentes do Departamento de Vigilância em Saúde de Guarapuava encontraram e eliminaram larvas do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.  A informação é da assessoria de imprensa da Prefeitura. Os casos ocorreram no bairro Xarquinho, próximo à saída para Pitanga, e na Vila Carli, próximo à BR-277. “O Aedes foi encontrado, por isso queremos reforçar para a população não deixar água limpa e parada em nenhum local”, alerta o chefe do departamento, Fernando Pedrotti.

De acordo com a assessoria, a Secretaria Municipal de Saúde tem 25 agentes que fazem vistorias pela cidade. Todos os dias, eles visitam pontos com maiores riscos de proliferação do mosquito, como terrenos baldios, ferros velhos, borracharias e cemitérios, nos quais, geralmente, há objetos que acumulam água, propiciando que o mosquito deposite os ovos.

“De nada adiantam as vistorias e as ações se a população não cuidar do local onde mora ou trabalha”, ressalta Pedrotti. Por isso a prevenção e o combate são a melhor forma de evitar a dengue. Os moradores não devem deixar água parada em latas, embalagens, copos, pneus, vasos de plantas, caixas d´água, tambores, cisternas, sacos plásticos, lixeiras, calhas, lajes, carcaças de carros velhos, bebedouro para animais, tampinhas de garrafas pet, bromélias, piscinas sem uso, entre outros.

Após encontrarem um foco do mosquito, os agentes realizam a Pesquisa Vetorial Especial, uma varredura num raio de 300 metros ao redor do local. Não há nenhum registro de pessoas contaminadas pela dengue na cidade. Para alertar ainda mais sobre o problema, a Secretaria de Saúde promove palestras nas escolas, distribuindo material educativo. Também está sendo organizada uma campanha de conscientização.

A população pode denunciar ou receber orientações no Setor de Combate a Endemias da Secretaria de Saúde ou pelo telefone (42) 3621-3745.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo