Saúde intensifica combate à dengue, sarampo, febre amarela e coronavírus

Em Guarapuava, secretário Celso Goes diz que as pessoas precisam estar conscientes que só a vacina e a higiene previnem doenças

Celso Goes (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde em Guarapuava começa a semana intensificando a prevenção à doenças. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Celso Goes, a conscientização da sociedade no combate ao mosquito transmissor da dengue é uma delas.

“Nesse sábado (14) estivemos no Calçadão da XV de Novembro, falando com a população e vamos seguir assim porque a população precisa entender que é a saúde cada um que está em jogo”.

Assim, novo ‘arrastão’ será feito nos bairros da cidade, como visitas domiciliares intensificando o alerta à população. Conforme Celso Goes, Guarapuava tem seis casos de dengue em investigação. “Não podemos deixar que a dengue atinja mais pessoas. Mas a população precisa participar fazendo a sua parte. Basta manter a limpeza da área onde mora”.

Comitê de Saúde em Guarapuava (Foto: Divulgação/Sesa)

CORONAVÍRUS PREOCUPA

Entretanto, o coronavírus também merece atenção especial. Assim, foi montado um Comitê de Urgência ao lado do gabinete do secretário na Secretaria Municipal de Saúde, Lá estão a Vigilância Epidemiológica, Samu, representes dos dois hospitais da cidade e das três urgências municipais, além da 5ª Regional de Saúde. A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) também faz parte. “Vamos começar a emitir boletins diários com informações com o coronavírus. Estou muito preocupado”, diz Celso Goes. “Já tivemos um caso suspeito, mas graças a Deus os exames não confirmaram”. Se tratava de um empresário que retornou dos Estados Unidos onde teve contato com italianos.

Ainda nesta quarta-feira (18) a Oi libera um número para que a população possa receber informações sobre a doença.

SARAMPO COM VACINA NO CISGAP

Para prevenir outra doença, o sarampo, a decisão do secretário foi de manter a vacinação no Cisgap, no Centro de Guarapuava. A campanha nacional encerrou na sexta (13). “Como muita gente dos grupos de riscos ainda não buscaram a vacina, decidimos manter a vacinação na unidade de saúde central”. De acordo com Celso Goes, estão em investigação oito casos de sarampo em Guarapuava.

VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA CONTINUA

Outro vírus que está comprovadamente está circulando no território regional de Guarapuava, segundo o secretário, e o da febre amarela. “Nos últimos dias apareceram mais macacos mortos nos distritos de Palmeirinha e no Guairacá. E há mais em municípios da região”. Conforme o secretário, a única forma de evitar o contágio é a vacina. “Por isso, estamos vacinando em todas as unidades básicas de saúde”. Guarapuava possui 33 unidades.

SINTOMAS DO CORONAVÍRUS

(Imagem: Ministério da Saúde)

RECOMENDAÇÕES

Para prevenir contra o COVID-19, o novo coronavírus,  o secretário de Saúde recomenda. “As recomendações continuam sendo a de lavar as mãos com frequência, seguir as normas de etiqueta respiratória. Assim, as pessoas devem tossir e espirrar no cotovelo, usar lenços descartáveis. Assim, neste momento, de forma preventiva, evitar aglomerações em locais fechados”.

Leia mais notícias no Portal RSN.

 

 

Relacionadas

COVID-19

Dois casos de covid-19 foram confirmados em Guarapuava neste domingo

INCÊNDIO

"O incêndio deixou a casa totalmente destruída" afirmam bombeiros

DIA DA ÁRVORE

Instituto Água e Terra desenvolve ação para o Dia da Árvore

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com