22/08/2023
Educação

Secretária de Ciência e Tecnologia realiza reunião com bolsistas do Universidade Sem Fronteiras no litoral

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, realizou uma reunião com os bolsistas dos projetos no litoral do Universidade Sem Fronteiras, maior programa de extensão universitária do país, nesta quinta-feira. Envolvendo 5,4 mil bolsistas e investimentos de R$ 45 milhões, o programa tem o objetivo de gerar emprego e renda em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Para a secretária Lygia Pupatto, o programa está realizando uma revolução silenciosa no Paraná. “A dimensão do nosso programa é extraordinária. Quando o Universidade Sem Fronteiras foi lançado, em 2007, sabíamos que existiriam vários desafios. Mas também sabíamos que iríamos compartilhar conhecimento e também aprender muito”, ressaltou.

A secretária também falou sobre a importância de desenvolver projetos na região litorânea. “O litoral do Paraná é riquíssimo, é uma região com características únicas. E com o Universidades Sem Fronteiras estamos contribuindo com o desenvolvimento dessa região”, afirmou.

Na ocasião, foram apresentados diversos projetos executados pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar). “O Universidade Sem Fronteiras nos enche de orgulho sob todos os pontos de vista. A beleza deste programa está no fato de que a universidade se encontra com a comunidade”, destacou o diretor da Fafipar, Antônio Alpendre da Silva.

O professor e colaborador do projeto “Desenvolvimento Empreendedor de Pequenos Produtores Rurais de Morretes”, Daniel Fleig, falou sobre a importância do programa para os atores envolvidos. “O Universidade Sem Fronteiras é um projeto espetacular. Penso que ele seja fundamental para a instituição chegar mais perto da sociedade, para os professores terem contato com a prática e para os alunos terem a possibilidade do desenvolvimento profissional”, disse.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.