Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde capacitou agentes municipais com informações e orientações sobre o câncer de pele. Os 152 agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias do município de Guarapuava se reuniram no auditório da Faculdade Guairacá para ouvir os médicos dermatologistas Beatriz Garcia, Guilherme Kuster e Iara Rodrigues Vieira apresentarem as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.
“Nossos agentes de saúde andam o dia todo pelos bairros de Guarapuava para atender a população. Além do cuidado que eles devem ter, também queremos que passem adiante o conhecimento para todas as pessoas que visitam”, explicou a diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Maria Thereza Massoqueti.
A palestra abordou principalmente o tema da Campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia: “Se exponha mas não se queime”, como prevenção ao câncer de pele neste Dezembro Laranja. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o tumor cutâneo é o mais recorrente no Brasil, correspondendo a 30% de todos os tumores malignos registrados no país.
Os dermatologistas alertaram sobre prevenções importantes como o uso diário de protetor solar, evitar a exposição solar entre as 10h e 16h e observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.