Secretaria de Saúde de Guarapuava orienta agentes de saúde sobre câncer de pele

Dermatologistas enfatizaram a importância da prevenção à doença neste Dezembro Laranja

Os dermatologistas alertaram sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pele (Imagem: Reprodução)

Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde capacitou agentes municipais com informações e orientações sobre o câncer de pele. Os 152 agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias do município de Guarapuava se reuniram no auditório da Faculdade Guairacá para ouvir os médicos dermatologistas Beatriz Garcia, Guilherme Kuster e Iara Rodrigues Vieira apresentarem as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

“Nossos agentes de saúde andam o dia todo pelos bairros de Guarapuava para atender a população. Além do cuidado que eles devem ter, também queremos que passem adiante o conhecimento para todas as pessoas que visitam”, explicou a diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Maria Thereza Massoqueti.

A palestra abordou principalmente o tema da Campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia: “Se exponha mas não se queime”, como prevenção ao câncer de pele neste Dezembro Laranja. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o tumor cutâneo é o mais recorrente no Brasil, correspondendo a 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

Os dermatologistas alertaram sobre prevenções importantes como o uso diário de protetor solar, evitar a exposição solar entre as 10h e 16h e observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.

Relacionadas

DE 'DAR ÁGUA NA BOCA'

Como já é tradição, hoje (26) tem pastel da Catedral em Guarapuava

NOVA 'EXPLOSÃO'

'Explosão da covid-19': Guarapuava confirma 110 casos e a 30ª morte

NÃO ACABOU

5ª Regional perde posto de menor índice de contaminação do PR

Comentários