22/08/2023
Cotidiano

Secretário anuncia linha de crédito para doceiros

imagem-90672

*Por Taís Nichelle, com foto de Lizi Dalenogari

Além da exposição e venda dos seus doces na Festa Mais Doce da Cidade, os doceiros de Guarapuava recebem outro incentivo profissional: o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur disponibilizou ontem (23), na pré estreia do evento, uma oportunidade de financiamento para os cozinheiros que desejam abrir uma pequena e micro empresa. Segundo o secretário, o objetivo é proporcionar que cada vez mais pessoas saiam da informalidade. “Com mais recursos, a possibilidade de crescimento sempre é maior”.

Os interessados em formalizar o seu trabalho deverão procurar a Agência do Empreendedor e participar de uma palestra semanal, onde receberão todas as orientações a respeito da documentação necessária e os benefícios de ser um micro e pequeno empresário. De acordo com Ana Cláudia Klosouski, coordenadora da Agência do Empreendedor, no caso dos cozinheiros, será exigido que a cozinha seja submetida à perícia da Vigilância Sanitária. Se tudo estiver de acordo com as exigências, o proprietário receberá o alvará no prazo de cinco ou seis dias. 

As linhas de crédito são disponibilizadas pela Fomento Paraná, financiamento criado pelo Governo do Estado do Paraná, que tem como objetivo oferecer subsídio para micro e pequenas empresas que querem modernizar e ampliar suas atividades. Os créditos podem chegar até R$15mil no caso de pessoas jurídicas (com CNPJ) e até R$7,5mil para pessoas físicas (sem CNPJ). A necessidade de capital de giro justificável será calculada caso a caso, mas nunca superando os referidos limites para financiar. Isso significa que o empreendedor pode solicitar o valor máximo na proposta, mas a certeza de que este valor poderá ser financiado só ocorrerá após o cálculo pela Fomento paraná.
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.